12.5.06

Eurodeputado defende imposto europeu sobre SMS e e-mails

O eurodeputado francês, Alain Lamassoure, defende a criação de uma taxa fixa sobre a troca de sms e e-mails transeuropeus. Segundo a edição desta sexta-feira do Semanário Económico, o imposto reverteria para o orçamento comunitário.
No plano original de Lamassoure, cada mensagens escrita trocada entre dois estados europeus poderia ter uma taxa de 1,5 cêntimos e cada e-mail poderia custar 0,00001 euros.
In http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=9&id_news=227439

Comentário: É sempre mais fácil aumentar os impostos para gerar mais receitas, do que baixar a despesa. Actualmente, na Alemanha, a chanceler Angela Merkel e a a sua coligação pretendem aumentar o IVA do país. Isto apesar dos indicadores económicos estarem a melhorar, e as receitas estarem a subir. É possível que tal medida até estanque o ténue crescimento económico. Acção contraproducente, portanto. E agora um eurodeputado francês defende a criação de mais uma taxa, mais um imposto, para que os políticos europeus possam esbanjar ainda mais o nosso dinheiro. Em vez de se actuar no lado da despesa, onde está de facto o verdadeiro problema económico e financeiro da Europa, as ideias “geniais” dos eurocratas passam sempre pela subida de impostos. A medida de taxar SMSs e e-mails seria um verdadeiro atentado à tão propalada “sociedade da informação”. É a isto que chamam a “Estratégia de Lisboa”?