15.5.06

MELHOR ESTAR PRESO EM ISRAEL DO QUE VIVER EM JENIN

Para escapar à pobreza na Cisjordânia e poderem estudar, cada vez mais jovens palestinianos arriscam a vida para serem detidos em postos militares israelitas. Por Luke Baker, em Jerusalém
Um crescente número de jovens palestinianos está a deixar-se prender, voluntariamente, em checkpoints israelitas, de onde são enviados para prisões no Estado judaico, revelaram autoridades de Israel e da Autoridade Palestiniana.Os jovens, a maioria adolescentes, estão a adoptar esta perigosa medida, em parte porque dizem ser mais fácil estudar para os seus exames nas prisões de Israel, do que nas suas casas, na Cisjordânia. Também há os que querem fugir a uma dura vida familiar e à pobreza galopante.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=05&d=15&uid=&id=78909&sid=8598

Comentário: Esta notícia ilustra bem a falência do Estado palestino. De facto, não há futuro para um jovem palestiniano. Um Estado falhado, totalmente dependente da ajuda externa, com a população na miséria e sem qualquer esperança de melhoria das suas condições de vida. Ao lado, um país evoluído, onde até as prisões são preferíveis para se fugir à pobreza. Uma disparidade que acentua a perigosidade do conflito do Médio Oriente.