23.6.07
RE: Mulheres que abortem não pagarão taxas moderadoras (II)
(Paulo)
Re: Mulheres que abortem não pagarão taxas moderadoras (I)
(Carlos Afonso)
22.6.07
Mulheres que abortem não pagarão taxas moderadoras
A interrupção de uma gravidez, por método cirúrgico, custa ao Estado entre 830 e 1074 euros
In Público, Secção Nacional
Comentário: Neste país é assim, rapidamente se passa do 8 para o 80. Até agora tínhamos a lei mais restritiva da Europa em relação ao aborto, e agora parece que passamos de primeiro para último nessa lista. Num país onde se estão a aumentar as taxas moderadoras, onde se está a abandonar a maior parte das isenções nestas mesmas taxas (fala-se de deixar de haver isenção para grávidas e crianças com menos de 12 anos), onde apenas 35% dos centros de saúde e hospitais possuem stocks de contraceptivos para seis meses, parece-me ser exagerado um acto voluntário não ter de pagar taxa moderadora. Está a ser-se mais papista que o próprio Papa (em sentido inverso, claro está! :)).
18.6.07
RE: Habitantes de Gaza temem ficar isolados do resto do mundo (I)
RE: Berardo diz que avança para o Benfica só por razões afectivas (XV)
RE: Berardo diz que avança para o Benfica só por razões afectivas (XIV)
Ainda não se pode comparar o Chelsea ao MU e ao SLB.
Por falar nisso, os meus parabéns a outro dos colossos mundiais, o Real Madrid, pelo 30º campeonato nacional conquistado ontem, ficando a apenas um título nacional dos somados pelo Glorioso!
(Faber)
Re: Berardo diz que avança para o Benfica só por razões afectivas (XIII)
Abramovich = Tipo do Man United = Berardo
O que implicaChelsea = Man. United = Benfica
Sem comentários
(Bergano)
Re: Berardo diz que avança para o Benfica só por razões afectivas (XII)
(Carlos Afonso)
RE: Berardo diz que avança para o Benfica só por razões afectivas (XI)
Mas também não desesperem, porque o Berardo é forte mas não é o Ambramovich do Chelsea nem o americano (não me lembro do nome) do Man United.
E pensem nas maldades que esses magnatas andam a fazer a esses clubes, não fiquem preocupados. (Faber)
Re: Berardo diz que avança para o Benfica só por razões afectivas (X)
(Carlos Afonso)
RE: Berardo diz que avança para o Benfica só por razões afectivas (IX)
RE: Berardo diz que avança para o Benfica só por razões afectivas (VIII)
Até porque é uma pessoa que nem gosta do showoff, como se viu na sua saída da Assembleia-geral do BCP pela porta dos fundos, e pelo facto de não ter dado entrevista nenhuma a órgãos de comunicação sociais.
E uma OPA que está condicionada a adquirir 30% das acções sabendo que a partida os investidores de referência – neste caso Manuel Vilarinho - terão de vender para atingir este rácio quando este as comprou a 5 euros e agora é lhe proposto que venda a 3,5 deve estar mesmo condenada ao sucesso.
Mas até pode ser que ele venda…. Porque parece que precisa mesmo de vender porque algumas delas até estão penhoradas e ele precisa rapidamente de liquidez… E o Joe Berardo nem devia saber nada disto por isso é que ofereceu 3.5… Enfim uma verdadeira novela como o GLORIOSO sempre nos habituou.
Nada como o defeso em Portugal! (Zema)
RE: Berardo diz que avança para o Benfica só por razões afectivas (VII)
Por outro lado, considerando a vocação financeira dos timoneiros do "Sporting", que vêm cifrões em cada cruzamento, cotações em cada livre directo e taxas anuais de encargos efectivos em cada grito de gooooolo, enquanto os seis milhões se divertem alegremente com os seus coiratos e romarias nacionais à catedral (mesmo nos anos sem títulos), até vai dando jeito a utilização de vocábulos britânicos muito em voga no mundo da alta finança.
Uma coisa é certa: o Joe Berardo não deve andar distraído das finanças do Benfica...
(Faber)
RE: Berardo diz que avança para o Benfica só por razões afectivas (VI)
E esta OPA é tão boa, que no segundo dia de transacção pós oferta, as acções da SAD já caiam 12% 20 minutos após a abertura do mercado.
Sintomático.
Há sempre o consolo de poderem abrir o livro do Guiness e verem lá escrito o nome do vosso clube… ainda este fim de semana ganharam companhia com a maior concentração do mundo de grávidas em Oeiras. Agora deve ser fácil encontrar o SLB… deve estar entre o maior pão com chouriço do mundo de Viseu e o litro de fairy de lavou os pratos da feijoada da ponte. (Zema)
Re: Berardo diz que avança para o Benfica só por razões afectivas (V)
O SCP é actualmente o clube com a melhor escola e consequente formação de jogadores do Mundo. Esta é a verdade inequívoca e desafio qualquer lâmpião e/ou andrade a contestá-la. Não esqueceis que mesmo as estrelas maiores dos vossos clubes foram feitos no meu.
O SCP é o unico clube dos chamados "grandes" de Portugal cuja SAD consegue resultados de exploração próximos do zero, apesar de arcar com custos financeiros elevadíssimos, resultantes dos juros relativos a um passivo avultadíssimo, da ordem dos 340 milhões de Euros, fruto de desvarios de direcções anteriores e da construção do novo estádio. A venda de "perolas" é dolorosa, e é impeditiva no que diz respeito à construção de uma equipa dominadora, como seria a vontade desportiva de qualquer socio do SCP, mas infelizmente é necessária. É de louvar a racionalidade da actual direcção do clube. Agora, não vos deixeis enganar, a vossa realidade financeira é tão má, senão pior. A diferença é que o benfas vive numa permanente fuga para a frente, estribado numa convicção que, por serem o clube com maior nº de sócios e simpatizantes de Portugal, que haverá sempre alguem, nem que seja no governo, que não deixará cair o clube. Até pode ser que tenham razão, o presente e o passado próximo corrobora essa convicção, mas eu prefiro ser de um clube que não precisa de ajudas para ser viável e ser, no que respeita à criação de jogadores, o melhor do mundo.
Tenho dito.
(Carlos Afonso)
RE: Berardo diz que avança para o Benfica só por razões afectivas (IV)
VIVA O FCP!!!
(Luis)
Get Back to the Lab
In Science
Comentário: Não é só nisto, como se sabe, mas é sempre incómodo adicionar mais um “fracasso”. Parece que dentro em breve a UE vai ser ultrapassada pela China em investimento em investigação. Para quem é leitor regular de artigos científicos isto não deve ser uma verdadeira novidade, porque o número de publicações assinadas por asiáticos está a aumentar a um ritmo impressionante. Por cá, os políticos europeus andam sentados, a discutir se temos uma constituição ou um tratado novo, se apagamos três ou quatro linhas do dito, ou se acrescentamos mais umas, se referendamos ou não referendamos... por lá, os chineses correm e vão-nos ultrapassando. É melhor irmo-nos habituando aos “fracassos”.
17.6.07
Habitantes de Gaza temem ficar isolados do resto do mundo
A Palestina é composta por um povo sem Estado; agora corre o risco de ser um povo dividido por dois territórios. "Sinto-me perdida. Ontem ia a andar na rua e a chorar", contou à Reuters Umm Ramimi, uma dona de casa que veio com a família para Gaza em 1995, depois de passar grande parte da vida no exílio. O seu marido é coronel numa das forças policiais dominadas pela Fatah. "Estamos destruídos."
In Público, Secção Mundo
Comentário: Muita coisa má vai acontecer nos próximo tempos. Fica aqui uma previsão (com final positivo, talvez utópico) do que poderá acontecer: 1) O Hamas controla agora a Faixa de Gaza. Como o Hamas não renuncia à violência, não reconhece Israel, e não quer cumprir os acordos anteriormente assinados, a Faixa de Gaza fica isolada do Mundo, não recebendo apoios financeiros, e a vida da população palestiniana neste “Hamastão” vai degradar-se acentuadamente. 2) A Fatah controla a Cisjordânia. Como o Hamas não controlará nada aqui, por agora, isto será o “Fatahstão”. A ajuda internacional chegará (o bloqueio só atinge o Hamas), e a população começará finalmente a ver melhorar um pouco o seu nível de vida (em relação ao momento actual). 3) Com o passar do tempo, as condições de vida dos palestinianos da Cisjordânia melhorarão um pouco, enquanto os da Faixa de Gaza sentirão a sua vida a piorar cada vez mais. Ainda por cima olham para o “Fatahstão” e vêem que os seus compatriotas do lado de lá vivem melhor. Revoltam-se contra o Hamas e este perde o poder. 4) Depois de entregar os Montes Golã à Síria, Israel vai cedendo um pouco na Cisjordânia, retirando alguns colonatos, de forma a mostrar ao “Hamastão” que ser governado por um grupo terrorista como o Hamas não é aceitável. 5) Israel e a Palestina chegam a um acordo de “terra por paz”, e os dois Estados passam a reconhecer-se mutuamente. Vive-se uma paz delicada.
À medida que vai avançando, a previsão torna-se mais utópica e, por isso, mais incerta. Mas seria bom se as coisas avançassem neste sentido.
16.6.07
RE: Berardo diz que avança para o Benfica só por razões afectivas (III)
Um gajo destes não ia investir no F.C. do Porto com um estádio chamado Dragão ou no “Desportando” Clube de Portugal. (Faber)
RE: Berardo diz que avança para o Benfica só por razões afectivas (II)
Ah, mas tudo isto não quer dizer que ele não tenha razão em investir na SAD do Glorioso! :)
RE: Berardo diz que avança para o Benfica só por razões afectivas (I)
A razão falou no momento de escolher a SAD do Benfica, não seja esta a marca de maior sucesso neste país a seguir à criada pelo Afonso Henriques.
Somos os maiores! (Faber)
Berardo diz que avança para o Benfica só por razões afectivas
Desta vez não é o lucro que move Joe Berardo, mas sim o coração. O investidor que mais deu nas vistas nos últimos meses graças às ofertas públicas de aquisição (OPA) da PT e do BCP protagonizou ontem a primeira operação deste género em Portugal sobre uma SAD desportiva. Berardo propôs-se inicialmente comprar 60 por cento das acções de categoria B da Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, a 3,5 euros por acção, um investimento global de 31,5 milhões de euros. Mas, ao final do dia, já admitia a possibilidade de avançar para a totalidade do capital, consequência de uma imposição da CMVM. Este percalço não altera, contudo, o espírito com que o conhecido especulador bolsista garante encarar mais este negócio: "Só quero ajudar o meu clube."
In Público, Secção Destaque
Comentário: Só há uma coisa que me preocupa na OPA lançada por Joe Berardo sobre a SAD do Glorioso. Nos negócios, Joe Berardo move-se sempre pelo lucro, e costuma dar-se bem. Mas agora, se é mesmo o “coração” que move o empresário madeirense, a coisa é preocupante. A ser um sentimento verdadeiro (desconfio, sinceramente, porque normalmente não se investe mais de 30 milhões de Euros à toa...) isso significa que Berardo já está à espera de perder dinheiro, assumindo desde já que um clube de futebol nunca pode gerar dividendos (os exemplos em Portugal – e, com raras excepções, no Mundo – mostram-no à saciedade). E, portanto, investir numa SAD destas só mesmo por “amor” ao clube.
É minha opinião (e penso que é ideia generalizada no mercado de capitais) que o investimento em SADs desportivas é afectivo, não é racional. Seja como for, pelo menos isto fez movimentar as acções do SLB, que chegaram a subir ontem 80% (bem irracional, não?). Vamos ver se Joe Berardo consegue os 50,1% para a OPA avançar (parece que tudo está dependente da decisão de Manuel Vilarinho vender as suas acções).
14.6.07
RE: Putin raises spectre of nuclear war in Europe (X)
(Vítor)
13.6.07
RE: Palestinianos mais próximos da guerra civil (V)
RE: Palestinianos mais próximos da guerra civil (IV)
(Carlos Afonso)
RE: Palestinianos mais próximos da guerra civil (III)
Exemplos: 1) quando somos obrigados a agradecer ao médido que nos rasga com o bistori... ;)
2) Ou quando, por amor próprio, temos de ferir alguém em legítima defesa, etc., etc.
(Faber)
RE: Palestinianos mais próximos da guerra civil (II)
(Zema)
RE: Palestinianos mais próximos da guerra civil (I)
Nenhum resultado, nenhuma conquista trar-lhes-à a paz, se é a guerra que lhes corre nas veias.
(Faber)
Palestinianos mais próximos da guerra civil
Completamente fora de controlo, a luta pelo poder na Faixa de Gaza entre combatentes da Fatah, do presidente Mahmoud Abbas, e do Hamas, do primeiro-ministro Ismail Haniyeh, deixou ontem os palestinianos mais próximos da guerra civil. A violência é de uma brutalidade sem precedentes, com atiradores nos telhados a dispararem indiscriminadamente, detenções arbitrárias de homens com barbas, execuções a sangue-frio e corpos desmembrados lançados do topo de edifícios ou despejados nas ruas, relatam AFP e Reuters.
In Público, Secção Mundo
Comentário: Ao mesmo tempo que se dá uma histórica aproximação inicial entre Israel e a Síria, com os israelitas a proporem a restituição dos Montes Golã em troca do fim da aliança síria com o Irão e o seu apoio ao Hezbollah e Hamas, na Palestina vive-se num clima de guerra civil. Se os palestinianos não se conseguem entender entre eles, como é que se pode esperar uma solução célere e duradoura do conflito israelo-palestino?
12.6.07
RE: Intervenção de Cavaco decisiva para recuo do Governo (V)
RE: Intervenção de Cavaco decisiva para recuo do Governo (IV)
No entanto, executando a obra em Alcochete, teria que ser revisto o traçado do TGV e não sei até que ponto se gastará mais.(Marco)
RE: Intervenção de Cavaco decisiva para recuo do Governo (III)
RE: Intervenção de Cavaco decisiva para recuo do Governo (II)
RE: Intervenção de Cavaco decisiva para recuo do Governo (I)
(André Preto)
Intervenção de Cavaco decisiva para recuo do Governo
Uma verdadeira surpresa: quando todos esperavam que o ministro das Obras Públicas anunciasse o lançamento do concurso público internacional para a construção do aeroporto da OTA, Mário Lino fez o oposto. Ontem de manhã, na abertura do colóquio parlamentar mais esperado do ano - um duelo técnico entre defensores e opositores à opção Ota -, o ministro que há dias classificou a Margem Sul como "um deserto faraónico", afastando liminarmente essa localização para o novo aeroporto de Lisboa, anunciou a realização de novos estudos pelo Estado para avaliar a opção Alcochete.
In Público, Secção Destaque
Comentário: Afinal, a solução da Ota (porque é que dizem tantas vezes OTA, como se estivessem a GRITAR? :)) é capaz de não ser assim tão boa. Afinal, movimentar 50 milhões de metros cúbicos de terra é capaz de não ser muito fácil. Afinal, construir o aeroporto numa zona de aluvião é capaz de não dar muito jeito. Afinal, ter as pistas de aterragem no enfiamento de um monte é capaz de ser perigoso. Afinal, as condições de estabilidade do aterro são duvidosas. Afinal, o custo é muito elevado. Afinal, é complicada a ligação aos eixos rodo- e ferroviários.
Donde, vamos fazer mais um estudo para ver se, finalmente, conseguimos passar no exame.
11.6.07
Re: Directora da DREN "enxovalhou" presidente de câmara por ser padre (I)
(Victor)
9.6.07
Directora da DREN "enxovalhou" presidente de câmara por ser padre
O presidente da Câmara de Vieira do Minho queixou-se ao Presidente da República de ter sido "humilhado e enxovalhado" pela directora regional de Educação do Norte, Margarida Moreira. Albino Carneiro é padre e disse ao DN que a directora usou a sua condição de sacerdote para o insultar numa reunião de trabalho: "Disse-me, várias vezes, que o meu lugar não era ali mas sim na sacristia da igreja."
In DN
Comentário: A Sra. Margarida Moreira suspendeu Fernando Charrua por causa duma graçola que este fez sobre o Primeiro-Ministro. Achou ela que a dita graçola foi insultuosa para uma figura como o nosso chefe de Governo. Agora foi a vez da Sra. Margarida Moreira mandar também a sua graçola, enxovalhando um presidente da Câmara porque – valha-nos Deus – o munícipe é padre. À maneira estalinista da Sra. Margarida Moreira (perdoe-me o insulto, cara Directora), só há uma solução para a própria: uma auto-purga.
5.6.07
RE: Putin raises spectre of nuclear war in Europe (IX)
A crise dos mísseis de cuba surgiu porque deixou de existir equilíbrio quando os EUA ( e não EEUU) ficaram sem tempo de reacção. Por outro lado os Soviéticos só instalaram mísseis em Cuba porque os Americanos tinham feito o mesmo na Turquia. O caso resolveu-se quando ambos fizeram retiradas de mísseis quer de Cuba quer da Turquia;
“Com este sistema de misseis, este poder de dissuação é anulado, ja que o arsenal da Russia deixa de ter possibilidade de atacar os EUA, em caso destes atacarem a Russia.” Os EUA já têm este sistema em implemantação. Com estas medidas quem vai ficar protegido serão alguns estados do norte da Europa. A Rússia não critica o sistema de defesa nos EUA, critica, via o sistema de defesa, a crescente influência que os EUA juntos dos estados-filhos.
Nada disto é de borla… os EUA têm contrapartidas juntos destes estados nunca se pense que em geopolítica existem borlas e favores;
A implementação de um sistema defensivo não pode ser visto como uma desculpa para atacar. Ao implementar este sistema reduz-se o espaço de manobra na fundamentação de um ataque;
No dia em que a Rússia se chatear com a Europa a sério não precisa de dar um tiro… basta fechar a torneira do gás! Somos um continente tão “forte” politicamente e com tantas “convicções” mas deixamo-nos estar dependentes energeticamente da Rússia. Não há politica externa que aguente. Mas o Bush é que é burro… um asno!(Zema)
RE: Putin raises spectre of nuclear war in Europe (VIII)
“também não concordo com muitas coisas que tu dizes Fernando”
Gracas a Deus! :) E por isso que eu adoro o Forum! :)
Quanto ao significado do poder de dissuasao, estamos em sintonia. Ja quanto a anulacao deste poder de despersuasao em relacao a Russia, com as mini-defesas propostas, nao. As defesas so dao para um arsenal muito pequeno, portanto servirao, se forem instaladas, para o Irao (que ainda nao tem, mas em breve tera um arsenal minimo) ou para a Coreia do Norte (que tem um arsenal diminuto, cerca de 8 armas nucleares). A Russia tem 7 mil (!) ogivas nucleares... A diferenca e abismal. As defesas propostas nunca dariam para nos defendermos de tamanha capacidade nuclear! Portanto nao concordo quando dizes que a Russia pode ver “o seu poder de dissuação ser anulado”.
“Em relação aos países parias, como o Irão e a Coreia do Norte, tudo isto serve de desculpa para um dia os EUA os poderem atacar.. vê a noticia mais abaixo..”
Mas eu nunca disse que nao. Mas eu estava a falar da componente de defesa, que e o que se trata agora. A colocacao das defesas pode abrir espaco para depois instalar mecanismos de ataque, mas nao e isso o q esta em discussao para ja.
“Não acredito nas boas intenções dos EUA nem na sua subita generosidade para com a Europa...”
E achas que eu acredito? Aqui nao se tratam de boas intencoes dos EUA, obviamente. Os EUA tratam dos seus interesses, nos, europeus, como nao temos defesas, aproveitamos este mini-escudo protector.
Quanto aos caracteres das personalidades em questao, so digo isto. O Bush e um pessimo Presidente, um inapto. O Putin e muito mais inteligente que ele. Mas o Bush vive num Estado democratico e livre, que o vai colocar na rua em breve. A Russia e um pais cada vez mais fechado, e tem a frente um autocrata.
Afinal, nao estamos assim tanto em desacordo, creio eu! :)
Abracos
RE: Putin raises spectre of nuclear war in Europe (VII)
também não concordo com muitas coisas que tu dizes Fernando
O poder de dissuação funciona quando qualquer dos lados sabe que se atacar é também destruido.. Isso salvou a Terra na crise dos misseis de Cuba. Qualquer um dos lados sabia que se atacasse seria destruido.
Com este sistema de misseis, este poder de dissuação é anulado, ja que o arsenal da Russia deixa de ter possibilidade de atacar os EUA, em caso destes atacarem a Russia.
È natural que um pais que veja o seu poder de dissuação ser anulado se sinta encurralado. Isto tudo não invalida que o sistema seja defensivo com o GW Bush afirma. Só que destroi o poder de dissuação nuclear da Russia.
Em relação aos países parias, como o Irão e a Coreia do Norte, tudo isto serve de desculpa para um dia os EUA os poderem atacar.. vê a noticia mais abaixo..
Não acredito nas boas intenções dos EUA nem na sua subita generosidade para com a Europa...
Mas concordo contigo quando dizes que a Europa devia ter meios mais eficazes de defesa...
Quanto ao caracter de Putin, so te digo duas coisas: Polonio 210....
Mas o de Bush...
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1295934
"A Rússia está a reagir de forma enérgica aos planos norte-americanos. O aviso feito pelo Presidente russo de virar mísseis contra alvos europeus caso os Estados Unidos persistam nos planos de expansão do MDI para o Centro e Leste do continente, foi ontem recebido com frieza na Europa, tendo a NATO considerado aquela ameaça como "mal-vinda", em véspera de cimeira do G8, que decorre de amanhã até sexta.Com o escudo, abrangendo território norte-americano e a Europa, os Estados Unidos pretendem tornar inócua a ameaça nuclear iraniana e norte-coreana - reabrindo até possibilidades de intervenções ofensivas convencionais nesses países que Washington vê como "párias". "
Abraço
(Vitor)
Quarenta anos depois a Guerra dos Seis Dias continua a fazer estragos
Na manhã de 5 de Junho de 1967, em pouco menos de duas horas, a aviação israelita ganhou a Guerra dos Seis Dias, um conflito que mudou o quadro político do Médio Oriente, a identidade israelita e a identidade árabe. Quarenta anos depois a região vive ainda os efeitos de 1967. Terá sido uma guerra que nenhuma das partes desejou, embora ambas a considerassem inevitável.
In Público
Comentário: Faz hoje 40 anos que Israel começou a ganhar a Guerra dos Seis Dias contra os Estados árabes circundantes. Foi uma vitória incrível, de David contra Golias, com um ataque preventivo lancinante (ao invés do mais normal ataque de madrugada, Israel escolheu sagazmente a hora do pequeno-almoço dos militares egípcios para o ataque, e em menos de uma hora tinha destruído toda a aviação egípcia). Foi uma vitória que evitou o desaparecimento do país mas hoje, olhando retrospectivamente para o que foram estas últimas décadas, percebe-se que foi uma vitória de Pirro.
A única solução para este eterno problema é a cedência por ambas as partes. Israel já saiu do Sinai há 30 anos, e há dois anos Sharon até saiu de Gaza. E não me parece que eles tenham muitos problemas em ceder os Golã à Síria. O grande problema está na faixa ocidental (Judeia, Samaria) e em Jerusalém oriental. Por motivos religiosos Israel tem tido desde sempre uma política de ocupação, com os colonatos, e isso é um “contrato para um conflito permanente”, como dizia há dias o Financial Times. Os palestinianos têm, em primeiro lugar, de reconhecer totalmente Israel, e devem ser mais transigentes em relação ao regresso dos refugiados (aceitando contrapartidas em vez de repatriamento).
“Terra por Paz”, é a única solução. Reconhecimento de Israel em troca do território conquistado em 1967. Mas isso só é possível se os EUA estiverem dispostos a participar, activamente, na resolução do problema.
4.6.07
RE: Putin raises spectre of nuclear war in Europe (VI)
1) Tu achas, de facto, que a Rússia está “cercada”? Olhemos para as fronteiras da Rússia. Achas que a Noruega e a Finlândia estão a “cercar” a Rússia? E os países bálticos – esses se calhar estão a ser cercados, não? E não estarão também a ser cercados a Ucrânia e a Geórgia? E achas que a Bielorrússia, Azerbeijão, Casaquistão, Mongólia, China e Coreia do Norte estão a “cercar” a Rússia? Se há algum cerco, ele deve ser é de sentido oposto... repara que os países onde se pensam colocar as defesas (Polónia e República Checa) nem têm fronteira com a Rússia (a menos que consideres o mini-enclave Kaliningrado!). E o Iraque e Afeganistão, que tu pensas que fazem parte desse “cerco” diabólico dos EUA à Rússia, também não têm fronteira com o país!... Essa tua ideia do “cerco” tem que se lhe diga.
2) Dizes “qualquer país arabe ou terrorista que lançasse um missil nuclear para atacar qq cidade europeia, este imediatamente seria detectado e logo seriam enviados misseis nucleares suficientes para destruir completamente esse pais”. Ora bem, o sistema de defesa é exactamente para detectar e para anular tal ataque. Ou achas que não se deve ter defesa, e deve deixar-se que uma bomba arrase com uma cidade europeia, para depois sim enviar misseis para aniquilar o país atacante? E como é óbvio os países amigos do país aniquilado responderiam, e teríamos assim uma guerra nuclear mundial. Esta tua afirmação era engraçada se não fosse de uma gravidade enorme. O poder de dissuasão é fundamental para evitar calamidades desse género. Se não fosse assim, neste momento não existia planeta Terra, pois na Guerra Fria um dos beligerantes começava a largar bombas, o outro respondia, e era uma bola de neve. A melhor forma é evitar que isso aconteça. Por isso é importante que todos saibam que temos boas defesas.
3) “terroristas ou islamistas como queiram chamar” – a diferença é enorme, como sabes, e é por confundir uma coisa com outra que muitos problemas têm surgido nos últimos tempos...
A verdade é esta. O escudo proposto está orientado contra um inimigo potencial dotado de um arsenal pequeno: claramente o Irão, como até já foi dito publicamente pela Condoleezza Rice. Os EUA dizem: “O Irão pode-nos atacar em breve, pois está quase a ter equipamento nuclear, por isso vamos colocar aqui uma defesa”. E a resposta do Putin é: “a Europa passa a ser um alvo nuclear nosso, portanto podemos atacá-la”. Há aqui uma confusão clara de “alvos” e de “defesa” e “ataque”.
O Putin é um autocrata (apesar de ele dizer na entrevista ao Times que é o “único democrata puro do Mundo” – o que é hilariante), líder de um país com um arsenal nuclear não-despiciendo. Ele ataca opositores (prende-os e mata-os), cala a imprensa, evita manifestações. E agora tenta intimidar os europeus. O pequeno “czar” é perigoso, sim, e dá novas provas disso a cada dia que passa... mais deste assunto hoje no Financial Times.
Forte abraço
RE: Putin raises spectre of nuclear war in Europe (V)
Re: Putin raises spectre of nuclear war in Europe (IV)
Neste caso, até devemos estar gratos por os EUA estarem a colocar defesas para nos safar a pele. O facto de sermos tão dependentes militarmente dos EUA aborrece-me, sou sincero, mas a UE não aposta convenientemente na sua defesa. E por isso é bom que outros o façam por nós.
Re: Putin raises spectre of nuclear war in Europe (III)
alegro!!!) forum
Embora reconheça que GW Bush é um dos piores presidentes de sempre dos EUA, e um homem de raciocínios elementares, do tipo preto ou branco , o que o torna perigoso como presidente da maior potência mundial, acho inacreditável como é que alguem pode desculpabilizar as afirmações de um pseudo-democrata que ameaça a vida de milhões de Europeus, em resposta a uma instalação de um sistema DEFENSIVO de mísseis. Não esqueçam que a Europa está sujeita a um ataque nuclear de qualquer país governado por fundamentalistas Islâmicos que consiga produzir (ou muito mais fácil, comprar a uma das ex-provincias da extinta URSS) tecnologia missil de médio alcance, e bombas atómicas. Ou será que o Sr. Putin pode garantir a segurança das mais de 500 ogivas nucleares da antiga URSS que ficaram dispersas por países como o uzbequistão ou o turqmenistão?
(Carlos Afonso)
Re: Putin raises spectre of nuclear war in Europe (II)
Na Rússia o Putin vai embora entretanto, mas só fisicamente. O sucessor é um seu escolhido. O czarismo russo é diferente das nossas democracias ocidentais...
Abraço
Re: Putin raises spectre of nuclear war in Europe (I)
Quem se torna cada vez mais perigoso é o nosso "amigo" Bush. Ele é quem está a arranjar a confusão.
Quem semea ventos...
Felizmente ele não vai lá ficar muito mais tempo.
(Paulo)
Putin raises spectre of nuclear war in Europe
President Putin has warned the US that its deployment of a new anti-missile network across Eastern Europe would prompt Russia to point its own missiles at European targets and could trigger nuclear war.
In TimesOnline
Comentário: O cada vez mais autoritário Putin torna-se também cada vez mais perigoso. O ambiente começa a tornar-se cada vez mais “frio”...
RE: Cozinhar no campo (II)
RE: Cozinhar no campo (I)
(Zema)
2.6.07
Cozinhar no campo
The principle isn't new, but the technology has been too expensive for general use, says thermoacoustician Steven Garrett of Pennsylvania State University in State College. The SCORE team hopes to make it cost-effective with cheaper materials: Compressed air could replace high-pressure helium, for example. "If anybody can pull this off, it's got to be these guys," says Garrett. The device may not cut down on wood consumption, but tests suggest that it will make use of up to 30% of a wood fire's energy, much more than a typical stove's 7% efficiency.
In Science
Comentário: Um verdadeiro 3 em 1! Imaginem-se no meio de um pinhal... agarram um pouco de madeira, fósforos, e pronto: o calor produzido pelo fogo da madeira serve para cozinhar, aquecendo concomitantemente um tubo de gás comprimido que induz ondas sonoras, que por sua vez geram electricidade para iluminação e para um pequeno frigorífico. Que seria do Mundo sem Engenheiros (registados na Ordem, claro!)? :)
1.6.07
Contribuintes têm desde hoje novas regras que os obrigam a trabalhar mais ou receber menos
Está desde hoje em vigor a lei da Segurança Social que vai ajudar a garantir a sustentabilidade do sistema, mas obriga os trabalhadores a prolongar a vida activa ou a aumentar as suas contribuições para assegurarem o mesmo nível de pensão esperado.
In Público, Secção Economia
Comentário: A partir de hoje 1) desincentiva-se mais a reforma antecipada (penalização passa de 4,5% ao ano para 6%), 2) incentiva-se a permanência no activo (bonificações para quem prolongue tempo de trabalho), 3) as pensões passam a ser calculadas tendo em conta a esperança média de vida (“factor de sustentabilidade”), 4) toda a carreira contributiva é considerada, e 5) o aumento das pensões é indexado ao crescimento da economia e inflação.
Conclusão: O sistema vai arrecadar mais e gastar menos em pensões (1 e 2), e vai tornar-se mais pragmático (3, 4 e 5). Estamos a ficar velhos, com poucos filhos, e o crescimento económico não assegura a sustentabilidade do sistema. A reforma é, por isso, fundamental. As novas regras são necessárias, mas o modelo de repartição (activos pagam pensões de aposentados) mantém-se. Penso que a reforma devia ir mais longe, e optar-se por um sistema misto, juntando ao modelo de repartição o de capitalização (aplicações financeiras).