31.3.06

RE: Dezenas de organismos fundidos e extintos (II)

Aliás, a grande prova que governadores civis são dispensáveis, é que o Gilberto Madaíl conseguiu ser um deles!
(Lança)

Re: Dezenas de organismos fundidos e extintos (I)

Viva a todos. De facto, Sua Excelência Primeiro Ministro é laranjinha, como qualquer um pode perceber. EHEH. De recordar que este homem foi da JSD até aos 16 anos. E ainda diziam que o Cavaquinho ia demitir este governo. Porquê? Partilham ambos dos mesmos ideais. Que país o nosso, já nos chegou um cavaquinho a destruir o nosso país, não é preciso outro arruinador.
(Bergano)

Dezenas de organismos fundidos e extintos

Ministérios mais afectados pelo processo de extinção e fusão serão Presidência do Conselho de Ministros, Economia, Administração Interna e Segurança Social. Os governadores civis foram os menos atingidos, uma vez que o cargo se mantém apesar da recomendação dos técnicos. Por Nuno Sá Lourenço
Teixeira dos Santos chamou-lhe "a maior reforma dos últimos 30 anos". José Sócrates considerou-a "inadiável, urgente e necessária". Foi na redução dos 187 organismos do Estado, por fusão ou extinção, que o ministro das Finanças e o primeiro-ministro se apoiaram para a declaração. O Governo em peso, juntamente com todos os governadores civis, assistiu à cerimónia que assinalou a aprovação em Conselho de Ministros da resolução que aprova o PRACE (Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado).
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=03&d=31&uid=&id=71076&sid=7788

Comentário: O ímpeto reformista continua (ou então a “propaganda do Governo”, segundo a oposição). A extinção e fusão de muitos organismos do Estado são boas notícias no que diz respeito à reforma da Administração Pública – há que disciplinar o gasto do dinheiro dos contribuintes da melhor forma possível. É pena que a figura do governador civil, totalmente dispensável no panorama português, continue a existir – e enquanto não se alterar a Constituição terá de se manter este inútil tacho, perdão, cargo. José Sócrates prossegue com a Reforma do Estado, com a disciplina nas finanças públicas, com o termo de muitos privilégios na função pública, com a aprovação dos movimentos capitalistas dos últimos tempos (OPA sobre a PT e BPI). Apetece fazer a pergunta que se faz na última página da revista Única, do Expresso deste fim-de-semana: “Por que razão é Vexa. um socialista?”.

30.3.06

RE: Vice-presidente do Supremo Administrativo nomeia sobrinho para seu assessor (V)

Deve ser problema meu, mas eu não concordo nada com esse tipo de argumentação. Essa de “não [ter] de haver currículos, (…) não [ter] sequer de saber escrever... Não há discussão”... não aceito. Para mim discussão, senão não estávamos aqui, certo? :)

Eu não concordo nada com esse tipo de nomeação. Tudo bem, um cargo é de nomeação, não é necessário concurso público. Agora, não haver um critério mínimo de selecção, do tipo “saber escrever” :) não cola. O Primeiro-Ministro quando escolhe Ministros nomeia-os, é certo. Mas sabe-se, tacitamente, que para aquele cargo é necessário um dado nível, o tal “requisito mínimo”. E esses requisitos são cumpridos, dada a visibilidade dos cargos… o problema são os cargos “invisíveis” mediaticamente.

Também não concordo com essa separação do “trigo e do joio”. O darwinismo aqui não se tem aplicado, e o estado do nosso Estado é a prova evidente que sustenta a minha afirmação. As pessoas podem ser incompetentes, mas porque são credores de favores, ou são “amiguinhas”, ou então lambem as botas do “patrão”, mantêm-se no posto eterna e injustamente. Que isso se faça em empresas privadas (em que eu não seja accionista), por mim tudo bem, agora na empresa para a qual eu mais contribuo – o anafado Estado – não, obrigado.

Mais uma vez repito: “confiança pessoal”, sim; mas nunca à frente da competência profissional.

RE: Vice-presidente do Supremo Administrativo nomeia sobrinho para seu assessor (IV)

Em principio o cargo de assesor é um cargo de nomeação.

Quem nomea, ao nomear, está a tomar uma decisão politica e responde por isso.

Não tem de haver curriculos, licenciaturas não tem sequer de saber escrever... é uma pessoa que quem nomeia entende nomear.
Não há discussão

É exactamente o mesmo raciocínio que um PM tem na escolha de ministros, que o PR escolhe para a sua casa civil e/ou militar... e milhares de outros exemplos.

O cargo existe? é de nomeação? Nada a apontar... mais tarde ou mais cedo separa-se o trigo do joio. Até nos ASPONES (Assessores de porra nenhuma) a lei de Darwin se aplica
(Zema)

Re: Sócrates promete acabar com Administração Pública "desconfiada de tudo e de todos" (II)

O Socrates não é assim tão popular.

A diferença entre eles é que o Socrates ainda tem algum conteudo.

Depois faz algo muito bem: tem um governo liberal de tendência social democrata o que limita a oposição do PSD.
(Zema)

RE: Vice-presidente do Supremo Administrativo nomeia sobrinho para seu assessor (III)

Eu entendo as tuas dúvidas… Mas ninguem no Público se dignou a procurar sequer o curriculo do rapaz…

Por outro lado não foi criado um lugar específico, ele, o lugar, já estava contemplado na estrutura do Tribunal epodia ou não ser ocupado…

Por último, aparecem duas raparigas a uma entrevista… Uma delas perdida de boa (desculpem a expressão mas é mesmo assim) e outra nem por isso… Por acaso a perdida de boa era a mais qualificada para o lugar. Se essa for a escolhida vão sempre dizer que foi escolhida por ser como é… boa… A maldicencia é uma coisa tramada… ;-)

Não quero com isto dizer que não haja muita cunha e processos afins… só acho que a notícia do Público é baixa e sem conteudo… cheira a encomenda, percebes?...
(Luis Simões Pereira)

RE: Vice-presidente do Supremo Administrativo nomeia sobrinho para seu assessor (II)

Mete-me sempre confusão “o nomeado não precisar de obedecer a qualquer critério de selecção”. A “confiança pessoal” serve para justificar tudo. Os exemplos de incompetentes a trabalharem no Estado através do recurso a “cunhas” e compadrios são infindáveis. A assessoria de um vice-presidente do Supremo Administrativo não é um cargo qualquer, e mereceria, digo eu, requisitos mínimos.

Seria aceitável que, por absurdo, um vice-presidente levasse toda a sua família consigo para o “assessorar” e para o resto? Não me parece aceitável, apesar de estar garantida a “confiança pessoal”, certamente. “Confiança pessoal” é um critério, por vezes, importante, concordo, mas nunca poderá ficar à frente de critérios tão básicos como a competência no exercício das funções a que se destina.

Concordo que por vezes os jornais espevitam um pouco o sentimento da mesquinha inveja nacional – o que é habitual e péssimo. E por isso não queria ligar o meu comentário a nenhum caso específico (quem me diz que este “sobrinho” não era mesmo a pessoa mais capaz para aquela tarefa?). Era apenas um desabafo motivado pelos imensos exemplos que já tive o desprazer de observar...

RE: Vice-presidente do Supremo Administrativo nomeia sobrinho para seu assessor (I)

Desculpem lá mas confesso que neste caso não consigo entender muito bem o drama… O homem tem direito a um assessor e decidiu nomear alguem que conhece e em quem tem confiança pessoal, características que me parecem essenciais se as funções a desempenhar são de secretariado pessoal. Não faz sentido nenhum abrir um concurso publico para uma coisa destas…

Se lhe vão pagar o que está establecido para esta função e não mais então não vejo problema nenhum…

Parece que há alturas em que os jornais também abrem um bocado a porta a um sentimento de inveja que o portugues gosta de cultivar…
(Luis Simões Pereira)

Kadima procura parceiros depois de uma curta vitória

O partido de Sharon venceu por estreita margem e vai ter de negociar uma coligação, talvez com os trabalhistas, os russófonos e os reformados. Peretz conseguiu que o Labour não perdesse deputados, e aclamaram-no "herói". Netanyahu tornou-se "vilão" ao oferecer ao Likud a maior derrota da sua história
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=03&d=30&uid=&id=70982&sid=7778

Comentário: O partido fundado por Ariel Sharon venceu as eleições israelitas. O maior derrotado foi o ex-Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu, face mais visível da maior derrota do Likud (ex-partido de Sharon) na sua história: 5º lugar, atrás de ortodoxos e russófonos. Estas eleições eram consideradas um “referendo” ao plano para determinar as fronteiras permanentes de Israel (retirando de certas zonas da Cisjordânia e anexando outras), e nesse ponto a resposta do povo foi positiva. Agora espera-se uma grande coligação entre Kadima e Labour, complementada com outros grupos minoritários, para formar um Governo que se espera coeso.

Vice-presidente do Supremo Administrativo nomeia sobrinho para seu assessor

Juiz conselheiro escolheu familiar para cargo sem concurso público. Supremo Tribunal acha normal a nomeação
Tiago Filipe Brandão de Pinho é o sobrinho, Domingos Brandão de Pinho o tio. O primeiro é secretário pessoal do vice-presidente do Supremo Tribunal Administrativo, o segundo é o próprio detentor do cargo, um dos mais importantes órgãos jurisdicionais do país.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=03&d=30&uid=&id=70988&sid=7779

Comentário: Em Portugal, o favoritismo é “normal”. No nosso país, o compadrio é “normal”. O nosso Estado considera a “cunha” algo de “normal”. Concursos públicos só quando interessa – o “normal”. E assim vamos vivendo e contribuindo monetariamente, através dos nossos impostos, para estas sinecuras, nesta insuportável “normalidade”…

Sócrates promete acabar com Administração Pública "desconfiada de tudo e de todos"

Primeiro-ministro defende programa Simplex 2006 como "contributo para o crescimento económico" e apresenta Diário da República electrónico universal e gratuito como medida emblemática do programa. Por Nuno Sá Lourenço
O primeiro-ministro José Sócrates apresentou ontem no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, as 330 medidas que compõem o programa de simplificação administrativa e legislativa, Simplex.Perante um número significativo de ministros do seu Governo assumiu o compromisso de "acabar com a era" da administração pública "desconfiada de tudo e de todos". "A iniciativa individual não precisa de nenhum fiscal permanente", afirmou o primeiro-ministro.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=03&d=28&uid=&id=70572&sid=7738

Comentário: O Primeiro-Ministro continua a fazer o que tem feito desde praticamente o início do seu mandato: apresentações de programas, reformas, muito marketing político. Em muitos casos, infelizmente, foi mais o invólucro do que o conteúdo… Veja-se que, destas trezentas e tal medidas, 94 são uma só: a eliminação da necessidade de certidões de registo criminal – mas em 94 situações! E há outros exemplos do género. O marketing é tal que até o pacote de medidas tem um nome “fashionable”: Simplex!...
De qualquer forma, estas medidas de simplificação são uma necessidade urgente na nossa Administração Pública, e por isso são de saudar. De facto é fundamental que se desburocratize o Estado e a relação do mesmo com os cidadãos e as empresas. O nosso Estado é pesado, gordo, burocrático e desconfiado. Kafkiano, em suma. É preciso legislação minuciosa para absolutamente tudo, e isso engrandece todos os custos associados e ainda a possibilidade de fuga e corrupção (uma medida muito interessante do Simplex, que vem no sentido de reduzir a legislação, é a avaliação do custo de uma lei). O Estado deve partir do princípio que lida com pessoas de bem – deve confiar – pois essa é a uma necessidade básica como forma de simplificar todos os processos. Resta-nos, agora, aguardar pela verdadeira concretização destas valiosas medidas. Para ver se não é só “fumaça”…

27.3.06

Oposição a Iuschenko vence na Ucrânia sem maioria absoluta

O Presidente promete uma coligação para continuar a "revolução laranja"
O Partido das Regiões, de Victor Ianukovitch, antigo primeiro-ministro e candidato derrotado nas presidenciais de 2004, terá sido o mais votado (34 por cento) nas eleições legislativas de ontem na Ucrânia, indica a sondagem da agência de informação russa Interfax, realizada à boca das urnas. O bloco Nossa Ucrânia, do Presidente, Victor Iuschenko, e o bloco Iulia Timochenko, sua antiga aliada na "revolução laranja" e ex-chefe do Governo, deverão conseguir 21 por cento cada um. O Partido Socialista conquistará 6,5 por cento e o bloco populista de Natalia Vitrenko poderá chegar aos 4 por cento.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=03&d=27&uid=&id=70512&sid=7728

Comentário: O partido de Victor Iuschenko, vencedor das últimas eleições presidenciais e responsável pela “Revolução Laranja” na Ucrânia, foi o principal derrotado nas legislativas de ontem neste país. Pelo contrário, o partido de Ianukovitsch, o candidato pró-russo derrotado nas presidenciais, foi o principal vencedor – apesar de não conseguir a maioria absoluta. Sauda-se mais este passo democrático neste antigo feudo soviético (será a primeira vez que o Parlamento poderá designar um Primeiro-Ministro, até agora isso era prerrogativa do Presidente), e espera-se que a coligação proposta avance, pois será uma boa forma de prosseguir com a importante “Revolução Laranja” neste país.

23.3.06

RE: Proteccionismo e lideranças frágeis ensombram reunião dos Vinte e Cinco (V)

Verdade.

Mas vê o caso por exemplo da triunfo, ou do que poderia ter acontecido à compal.
Foi triste o que aconteceu com a triunfo. Agora não passa de um grupo estrangeiro com uma fábrica em Portugal. E era uma empresa que dava lucro.

A compal é simplesmente uma das raras empresas portuguesas que conseguiram tornar-se lideres no mercado espanhol, e no entanto esteve a um passo de ser vendida a um grupo estrangeiro…

A Sagres, dava lucro. E no entanto, foi vendida a um grupo estrangeiro.

Acho que nestes casos custa ver empresas portuguesas a passarem a empresas estrangeiras.

MAS, por outro lado, sou contra o proteccionismo do estado. Acho que cria vícios. E acaba sempre por fazer mais mal do que bem.
(Lança)

RE: Proteccionismo e lideranças frágeis ensombram reunião dos Vinte e Cinco (IV)

No meu Mundo ideal, se as “melhorias de produtividade, qualidade, etc.” de que falava há pouco fossem conseguidas por empresas e empresários portugueses, se tivéssemos a capacidade de inovar e criar mais valor do que os estrangeiros (temos alguns bons exemplos em Portugal, também!), isso seria o que eu preferiria – boas empresas, bons serviços, e tudo nas nossas mãos. Mas se estas duas hipóteses forem inconciliáveis: a) nacionalismo independentemente da qualidade de quem gere a empresa ou b) melhoria da empresa se colocada em mãos estrangeiras, opto claramente pela segunda hipótese.

RE: Proteccionismo e lideranças frágeis ensombram reunião dos Vinte e Cinco (III)

Concordo totalmente! (José, isto é raro entre nós!! :))

Mas, admito, gosto sempre mais que haja capital maioritário português.(Lança)

RE: Proteccionismo e lideranças frágeis ensombram reunião dos Vinte e Cinco (II)

Segundo o Jornal de Negócios de hoje http://www.negocios.pt/default.asp?SqlPage=Content_Empresas&CpContentId=273430 a mais recente refinaria europeia vai ter investimento, avultado, americano.
Uma grande vitória para Portugal que conseguiu captar investimento estrangeiro... se fossem os americanos ou outros quaisquer a fazerem a refinaria era uma perda de soberania, blá blá blá. Como há um Português que dá a cara é uma grande empresário, etc etc etc.

O dinheiro é global e é no grande mercado mundial que se compete. As fronteiras para o dinheiro estão a acabar...

Os governos deveriam apenas garantir que as regras do Jogo sejam cumpridas... garantir a livre concorrência e o acesso à informação.

Tudo o resto é Proteccionismo Economico.
A curto prazo até pode dar dividendos economicos e principalmente politicos, a médio prazo apenas prejudica quem mais protege...

PS- Admito que há sectores especificos onde não se pode ir tão longe mas são poucos e claramente identificados
(Zema)

RE: Proteccionismo e lideranças frágeis ensombram reunião dos Vinte e Cinco (I)

Eu, pelo contrário, espero que ele não seja proteccionista e que deixe o mercado funcionar. Se houver melhores propostas, com a garantia de que o controlo destes grupos nacionais significará melhorias de produtividade, qualidade, etc., deixem vir o capital estrangeiro. Só temos a beneficiar.

Andamos sempre a criticar as empresas portuguesas, que prestam mau serviço, e quando surgem hipóteses de sermos controlados por estrangeiros – que prestam bom serviço nos outros países – surgem as gritarias contra os “capitalistas forasteiros” que nos querem roubar o que é nosso. Pelo contrário, quando somos nós a comprar (neste caso já não é “roubar”) lá fora – o que não costuma acontecer… - a argumentação é outra, e glorifica-se a coragem, o destemor e a qualidade dos nossos investidores nacionais que conseguiram comprar no estrangeiro. Tudo isto tem um nome: proteccionismo económico. Mas eu gosto mais de outro mais impetuoso: “xenofobia económica”.

RE: Proteccionismo e lideranças frágeis ensombram reunião dos Vinte e Cinco (I)

A questão é bastante pertinente, espero que reaja da mesma forma que os nossos vizinhos...Cumprimentos a todos
(Nuno Daniel)

José Casquilho abandona Bloco e diz estar "farto de aparelhismo"

Joana Amaral Dias considera que Louçã não pode "eternizar-se" como coordenador
O Bloco de Esquerda (BE) soma mais uma desfiliação com a saída de José Casquilho, ex-membro da mesa nacional (MN) e cabeça de lista em Cascais nas eleições autárquicas de 2001. A desvinculação aconteceu em Fevereiro e surgiu na sequência de divergências sucessivas com a cúpula do partido (opôs-se à candidatura presidencial de Francisco Louçã), tendo a questão do nuclear sido crucial para o seu afastamento da militância partidária.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=03&d=23&uid=&id=69797&sid=7655

Comentário: Há dias um dos fundadores e dirigentes do Bloco de Esquerda, Miguel Vale de Almeida, abandonou o partido. Porquê? Porque precisa de “mais independência e mais liberdade”. Agora foi José Casquilho que fez o mesmo, por estar “farto do aparelhismo”. Apetece usar as palavras de Raul Vaz (ontem no Jornal de Negócios): “Pois é”!

Proteccionismo e lideranças frágeis ensombram reunião dos Vinte e Cinco

Na reunião de dois dias que hoje principia em Bruxelas, a definição de uma estratégia comum de energia para os Vinte e Cinco poderá ser travada por uma questão política essencial: a extrema fragilidade de alguns líderes. E essa mesma fragilidade alimenta riscos de confronto não tão pequenos como isso.Por Isabel Arriaga e Cunha, Bruxelas
As esperanças de evitar um confronto entre os lideres da União Europeia (UE) na cimeira de hoje e amanhã em Bruxelas em torno das suas diferentes concepções sobre o papel do mercado na economia estão em risco de cair por terra devido à obstinação da Itália em denunciar os comportamentos proteccionistas de alguns governos.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=03&d=23&uid=&id=69691&sid=7647

Comentário: Todos os governos lançam loas à livre concorrência, à abertura dos mercados, mas depois, na prática, muitos fazem exactamente o contrário. A França, ao prever uma tentativa de compra duma companhia sua (na realidade, franco-belga), a Suez, por uma companhia italiana, tratou do assunto: juntou a Gás de France à Suez, e isso impediu a compra da mesma pelos italianos da Enel. Protectionnisme français… A Alemã E.On tentou comprar a empresa espanhola Endesa e logo o governo de Zapatero se mostrou contra o negócio, pois considera que esta empresa se deve manter em mãos pátrias. Proteccionismo español… Em Portugal duas empresas portuguesas lançaram OPA a outras duas empresas nacionais. Como reagiria Sócrates se surgisse uma outra OPA, desta vez estrangeira, sobre uma grande empresa nacional?

Esperança e prudência em Espanha

O comunicado da organização basca é propositadamente "magro". A sua redacção, quase seca, não recorre à habitual retórica. Não há a reivindicação do direito à autodeterminação. Mas também não há renúncia às armas. Hoje, os terroristas deverão divulgar uma nova declaração para "consumo interno". O facto de haver uma dupla redacção com o mesmo propósito, o fim do terrorismo, dá consistência à missiva de ontem. Por Nuno Ribeiro, Madrid
Num comunicado ontem enviado a alguns meios de comunicação e confirmado por um vídeo, a ETA anunciou um cessar-fogo permanente. A missiva suscita esperanças no País Basco e em Espanha, embora o Governo tenha reagido com prudência."Euskadi Ta Askasatuna decidiu declarar um cessar-fogo permanente a partir de 24 de Março de 2006." É assim que começa o curto comunicado através do qual os etarras anunciam uma nova fase.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=03&d=23&uid=&id=69684&sid=7647

Comentário: A ETA assumiu, publicamente, a derrota. A repressão policial e judicial (legal, sublinhe-se) e a perseguição aos seus membros, começada pelo governo de Aznar e prosseguida pelo actual, mostra agora os seus efeitos. No entanto, algumas cedências por parte de Zapatero fizeram com que ainda tivessem ficado algumas dúvidas, e possivelmente este grupo xenófobo terrorista terá recebido alguns “donativos” do actual Executivo para ter dado este passo.
A oportunidade é, no entanto, para aproveitar, mas não se pode ceder no mais importante. Não se podem libertar os assassinos entretanto capturados, como forma de “indulto” pela atitude da ETA, pois isso seria legitimar a violência. Este foi, de facto, mais um passo positivo, mas deve ser encarado “com calma, com prudência”, como afirmou, e muito bem, Zapatero.

22.3.06

Conselho Mundial diz que acesso à água deve ser um direito humano

A reunião do Conselho Mundial da Água, IV Fórum Mundial da Água, a decorrer no México, apelou ontem aos governos para que se mobilizem "de forma mais intensa" na defesa deste recurso, cuja ausência ou má qualidade "mata dez vez mais de que todas as guerras juntas".
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=03&d=22&uid=&id=69518&sid=7630

Comentário: A água será, nas próximas décadas, o recurso natural mais cobiçado do Planeta. Hoje a maior parte das guerras existentes giram em torno dos recursos energéticos, em particular do petróleo, mas a previsível escassez de água nas próximas décadas, a sua crescente má qualidade e mau uso, farão com que, no futuro, possam haver guerras pela posse e controlo dos recursos hídricos. Já hoje, como disse o Presidente do Conselho da Água, Loïc Faunchon, a ausência ou má qualidade da água matam “dez vezes mais que todas as guerras juntas”, e eu temo que no futuro, além destas mortes, possam ainda existir graves conflitos a nível mundial.
Estamos ainda, creio, a tempo de prevenir. É hoje que devemos valorizar este bem precioso e defendê-lo para que não nos falte no futuro. Precisamos de melhor gestão da água, temos o dever de controlar a desflorestação, temos de cuidar do nosso ambiente e dos nossos solos. Em suma, temos de tratar da nossa Terra para podermos continuar a viver nela. Muitas civilizações já desapareceram por incúria na preservação dos seus recursos naturais (vide o livro “Collapse : How Societies Choose to Fail or Succeed”, de Jared Diamond, que trata do desaparecimento de civilizações como os habitantes da ilha de Páscoa, etc.). Aprendamos com os maus exemplos que já temos, de forma a não cairmos nos mesmos erros.

21.3.06

Vodafone contra fusão entre TMN e Optimus

Operadora pede à Concorrência para rejeitar a OPA proposta pela Sonaecom
A Vodafone Portugal opõe-se à oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela Sonaecom sobre a Portugal Telecom (PT) nos moldes propostos pela empresa de Paulo Azevedo, alegando que a aprovação do negócio pela Autoridade da Concorrência (AdC) levaria à criação ou reforço da posição dominante no sector dos móveis, podendo daí resultar entraves significativos à concorrência.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=03&d=21&uid=&id=69360&sid=7612

Comentário: O pedido da Vodafone à Autoridade da Concorrência tem algum sentido. Actualmente temos 3 operadores móveis, o que tem garantido uma concorrência geralmente sã, apesar dos preços das chamadas ainda serem elevados, em relação à média europeia, e com uma qualidade de serviço inferior. A fusão da TMN e da Optimus criará um operador com quase 70% do mercado, o que poderá resultar numa posição dominante indesejável. Naturalmente que a Vodafone toma esta atitude para tentar salvar a sua pele (não nos esqueçamos que esta empresa pensou em comprar a Optimus há uns anos…), mas de qualquer maneira parece-me que a entidade reguladora liderada por Abel Mateus deve analisar com muito cuidado todos os aspectos desta possível concentração no sector móvel em Portugal.

RE: Tumultos em França resultam em 52 feridos e 160 detenções (I)

"As empresas têm duas hipóteses: flexibilização ou falência"

Eu, ainda, acrescentava deslocalizarem-se. Que é o que têm feitos muitas das empresas.

E cá ficamos nós, os europeus, cada vez mais fidalgos preocupados com os coitadinhos dos pobrezinhos do mundo sem dar-mos conta que estamos a caminhar para um beco sem saída.

Mas o importante são os direitos adquiridos... Porque o povo únido jamais será vencido.
(Zema)

20.3.06

Tumultos em França resultam em 52 feridos e 160 detenções

Sindicatos, que acusam o primeiro-ministro de "autismo", discutem hoje a convocação de uma greve geral para quinta-feira
A terceira maior jornada de protesto em França contra o Contrato Primeiro Emprego (CPE), acabou com tumultos, 52 feridos e 160 detenções. Mas a situação poderá piorar ainda mais: os sindicatos decidem hoje se avançam ou não para uma greve geral na próxima quinta-feira, se até lá o Governo não recuar. O CPE, ou Contrato Primeiro Emprego, pensado para combater o desemprego jovem, é visto pelos críticos como um contrato precário, por prever o despedimento sem motivo nos primeiros dois anos.

In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=03&d=20&uid=&id=69283&sid=7601

Comentário: Continuam os protestos em França contra o Contrato Primeiro Emprego. Uma mini-flexibilização no mercado de trabalho mais fechado da Europa, principal responsável pelo baixo crescimento económico e pela elevada taxa de desemprego. O desemprego entre os jovens já está quase nos 30%, mas mesmo assim os estudantes estão contra estas medidas.
Num mundo globalizado, a flexibilidade do emprego e a assunção de que o “emprego para a vida” é uma ilusão perigosa, é fundamental para se poder singrar. As empresas têm duas hipóteses: flexibilização ou falência. Um mercado de trabalho fechado, inelástico, não permite flutuações em momentos de crise económica e, em vez de aceitar despedimentos temporários, tem de abrir falência. A escolha é simples: preferimos desemprego temporário para tentar acelerar o crescimento ou desemprego definitivo com o encerramento das empresas? E os jovens querem emprego – ainda que precário inicialmente – ou preferem esperar sentados por um “emprego para a vida”… no desemprego?

Milhares contestam reeleição do Presidente da Bielorrússia

Sondagens oficiais indicam que Lukachenko obteve mais de 80 por cento dos votos. Os adversários denunciaram "fraude maciça". Rússia pede que não seja usada a força
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=03&d=20&uid=&id=69281&sid=7601

Comentário: A “última ditadura da Europa” mantém-se sob o jugo de Lukachenko. Aliado da Rússia, o reeleito Presidente da Bielorrúsia é – e muito bem – visto como um déspota na Europa. Os seus 80% de votos, já comuns em sufrágios anteriores, continuam manchados com a habitual suspeita de fraude maciça. A campanha eleitoral decorreu também da forma habitual, com intimidações e detenções de dirigentes da oposição. Tudo decorre normalmente neste vizinho da Rússia.

16.3.06

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XLVIII)

Caro Luís
Com tanto salamaleque…ainda vais substituir o Freitas do Amaral!

Cara Claúdia
Sem ponta de cinismo…adorei o seu post. Percebo o seu mal estar. Não brinquemos com assuntos sérios. Não avalio aqui pessoas, nem tampouco disso se trata. Será que temos o direito de dizer tudo o que queremos? Há limites ou não? Quais são eles? No meio de tanta sangria desatada, houve posts pensantes mas mal pensados. Outros houve, que em papel, mas não fariam que nutrir o meu nalguedo!

Bem hajam
(Picá)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XLVI)

Amigos,

Peço-vos, a todos, que não voltem a enviar e-mails acerca deste assunto. Como “moderador” tenho de vos fazer este apelo, para a espiral não continuar. Compreendo as palavras da Cláudia, e respeito totalmente. Ao contrário do que me é habitual, entendo inclusive o excesso, devido à ligação única e maravilhosa que partilha com o Lança. Por vontade própria, o Ricardo já saiu do Fórum. Cláudia: compreendo que, ainda assim, queiras sair do Fórum. De qualquer forma, se mantiveres essa vontade, é com muita pena que te retirarei.

Dou por encerrado este tópico. O Milosevic deve estar a dar voltas na urna…

Um apertado abraço a todos os Membros.

Fernando

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XLV)

Olá,
Voltando a ler o mail que escrevi, (que já foi bem pensado e passado bastante tempo de o ter recebido e digerido), agora ainda teria escrito pior.

Não tenho estofo para estas coisas e por isso pedi para me retirarem do Forum. Não consigo ficar calada quando alguém deseja a morte ao meu Marido, futuro pai do meu filho, a quem amo muito e muito admiro pelos seus ideais e pela excelente pessoa que é.

Desculpem-me se acham que exagerei mas eu mantenho o que disse.

Beijos,
(Claudia)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XLIV)

Confesso-vos que seguia com pouco interesse o debate original – era sobre o Milosevic, lembram-se…

Mas a coisa escalou para uma discussão sem qualquer nexo…

Tenham cuidado com o que escrevem e o que chamam às pessoas… O Rui escreveu o que lhe apeteceu, se calhar devia ter pensado 2 vezes antes de o enviar… o Ricardo devia ter feito o mesmo… Não vamos agora começar todos a fazer o mesmo e desatar aqui a insultar-mos-nos uns aos outros.

Se vos apetecer disparatar num e-mail guardem-no e leiam-no passado um bocado para ver se ainda vos apetece dizer o que escreveram…

Abraços a todos e chill out…
(Luis Simões Pereira)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XLIII)

Ricardo,

Não te conheço nem tenho algum prazer de algum dia te vir a conhecer!

Falas de tanto peito inchado mas no fundo és igual ao Hitler - "quem não segue os meus ideais que morra!!!" Mesmo que esse alguém seja um amigo do meu amigo. Realmente tu não mereces qualquer respeito por parte dos outros e és um verdadeiro imbecil!

Fernando, desculpa-me, mas se um amigo meu desejasse o que este individuo disse neste e.mail eu de imediato e retiraria deste Forum. Ele está a desejar a morte de um amigo teu! O gajo que se foda!

Rui, eu recusar-me-ia a continuar neste forum, pois este gajo não merece ler aquilo que tu tens a escrever nem mesmo receber no computador dele um mail do Rui Silva!! A merda que despejas para a sanita merece mais respeito que este gajo!!!!

Desculpem-me as outras pessoas deste mail, vou sair deste forum para não mais entrar pois recuso-me a partilhar o que quer que seja com pessoas como este Ricardo. Como estou mal - mudo-me!!!

Beijinhos grandes a todos os outros,
(Claudia)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XLI)

O teu foi o 40º… concordo com o que dizes, Zema… é pena seres sportinguista! :)

Aproveito esta oportunidade – para não dizerem que não disse nada de jeito… :) - para retomar, complementando, um assunto relativo ao Milosevic. O Picá (Pedro Carvalho) dizia há uns posts atrás:

“O Tudjman também deveria estar no cárcere, mas esse estava com os bons! Não há pachorra para o cinismo nas Relações Internacionais!”

Hoje, nas minhas leituras diárias, descobri que o Franjo Tudjman também teve um processo contra ele no TPI, que só não avançou porque ele morreu entretanto, em 1999. O líder bósnio, Alija Izetbegovic, também teve um processo contra ele, mas findou pela mesma razão (em 2004). A condenaçõe destes líderes foi a morte natural. É o que dá o TPI ser tão lento a gerir estes processos…

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XL)

Eu ainda estava com vontade de continuar a discussão sobre os maleficios de existirem os EEUU e como o mundo seria muito melhor sem esses cowboys mas já que nas ultimas horas a discussão alterou-se significativamente eu também, qual Maria vai com as outras, alinho no caminho.

Assim...

Conheço pessoalmente 10% das pessoas que pertencem a este forúm, infelizmente ainda não tive o prazer de conhecer as outras. Espero que um dia o Fernando tenha coragem de organizar um jantar (mas com detectores de metal à porta :-) ) onde todos nos possamos conhecer.
Existem duas razões maiores para eu gostar do forúm do Nando: Os conteudos - culpa exclusiva do Fernando, e os participantes.

Sobre os conteúdos nada à dizer excepto que confio plenamente no boa escolha e timming do Fernando (tenho pena que o Público tenha passado a ser pago e eu recuso-me a pagar conteudos na net)

Sobre os participantes... A melhor qualidade que tem é que é um grupo heterogeneo. Há opiniões para todos dos gostos. E as opiniões são como as vaginas: Quem quer dá-la, dá-la!
Felizmente que há aqui quem tenha opiniões completamente diferentes das minhas. E a grande vantagem deste forúm é que normalmente as opiniões estão fundamentadas e isso enriquece muito a nossa discussão.
Tirando o Fernando, às vezes, poucos são os que alinham a sua linha de pensamente com o meu. Contudo, gosto de quem tem opiniões diferentes das minhas, que argumenta e que sabe ouvir um argumento.

Já tinha saudades do forúm assim. À antiga!

Cada vez que alguém sai o forúm fica mais pobre.
Somos todos importantes. Os que escrevem sempre, que que só escrevem quando lhes chega a mostarda ao nariz, os que escrevem quando lhes apetece, os que nunca escrevem mas que vão lendo.
Gostava que cada dia fossemos mais.
Estudei e trabalho num cidade famosa pelas suas tertúlias, algumas das quais ainda sou frequentador. Eu vejo o NOSSO, e não exclusivo do Fernando, forúm como a versão moderna das tertúlias. Um local de discussão salutar onde eu tenho a certeza que há pessoas diferentes de mim, com pensamento próprio e que não têm vergonha de os expôr, apesar de às vezes mais valiam estar caladinhos ;-)

Apelo que ninguém sai, somos todos precisos, e sempre que não concordem digam-no, participem.

Pessoalmente este forúm enriquece-me todos os dias

Obrigado a todos

José Marques - Republicano, liberal de direita, católico, brioso sportinguista e outras coisas mais...

PS- Já deve ir no 40ª post, não? Alguém contactou o Guiness? Já mereciamos uma cervejinha...
(Zema)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XXXIX)

É no minimo ridícula toda esta discussão em torno do comentário do "Lança-mos"!! Só quem não o conhece pode julgar maléficos tais comentários!! Nunca conheci pessoa mais pacifica do que este "nosso amigo".
Ainda que o Ricardo Magalhães se tenha sentido ofendido de alguma maneira, julgo que desejar a morte de alguém que não conhece e pelos vistos não sabe em que contexto escreveu essas palavras, não lhe fica nada bem...
Espero que todos estes mal entendidos se possam resolver para bem dos intervenientes e de todo o Forum!!
Grande abraço a todos e a ti em especial grande Lança!! Continua!!
(João Nuno)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XXXVIII)

Fernando, aqui o amigo Ricardo não diz simplesmente que sou imbecil ou atrasado mental ou qualquer coisa do género. Não.
Ele deseja que eu morra! A verdade é essa!
Este rapaz teve problemas durante a infância, e agora não é capaz de esboçar um sorriso.

Mas pronto. É a vida.

Fernando, diz-me depois alguma coisa.

Abraço forte!
(Lança)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XXXVII)

Amigo Lança,

Seria absolutamente ridículo, despropositado e até demencial passar-me pela cabeça – só passar pela cabeça, sublinho – alguma vez te retirar do Fórum. Sem ti este pedacinho de convívio ficaria indelevelmente mais pobre. Também eu acredito na liberdade de expressão. Profundamente (como aliás exprimi há pouco tempo na polémica dos cartoons de Maomé). Sigo a máxima – que descobri há pouco tempo não ser de Voltaire, como julgava (possivelmente é de autor desconhecido…) – “Posso não concordar com o que dizes, mas defenderei até a morte que tenhas o direito a dizê-lo”. Segui-la-ei enquanto a sanidade mo for permitindo…

Um forte abraço,

Fernando

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XXXVI)

Amigo Ricardo,

É triste que te passar pela cabeça que eu em qualquer momento poderia estar a falar a sério!

Mas uma coisa te garanto, não me sinto na obrigação de me explicar a ti.
Eu acredito na liberdade de expressão.
Acredito que qualquer anormal pode pisar este munda (embora espere que caso ele esteja a pisá-lo, morra rapidamente :))

Outra coisa, pela tua entusiasta resposta e pedido, penso que serás um ávido defensor de liberdade.
E é também engraçado, que uma pessoa como tu, possa ter posições tão radicais. És defensor de liberdade, mas por outro lado não admites que os outros usem a essa liberdade.


Fernando,
Tu conheces-me. Até de comunista já fui chamado(:)), e não quero chocar ninguém do fórum com o me humor negro.
Não levo a mal que me retires do fórum.
Portanto, está à vontade!

PS: Ricardo, o mundo vai voltar a ser verde e cheio de felicidade assim que eu desaparecer deste fórum! :)

Felicidades!

Abraço
(Lança)

Tribunal de Haia "A mais luxuosa prisão do mundo"

O anúncio de que Slobodan Milosevic foi encontrado morto na sua cela no Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia (TPIJ), onde estava detido desde 28 de Junho de 2001, deixou a instância judicial da ONU com sede em Haia no centro das atenções.A unidade de detenção, onde Slobo se encontrava, foi construída em meados dos anos 1990 bem no interior de uma penitenciária holandesa em Scheveningen, na costa do mar do Norte. Segundo a BBC tratava-se da "mais luxuosa prisão do mundo", mais um hotel do que uma cadeia.
Cada um dos 47 reclusos tem uma cela individual, com chuveiro, lavatório, sanita, secretária e uma cadeira. Têm também um televisor que transmite programas em cinco línguas, assim como TV por satélite na sua própria língua. Têm salas para jogos (ténis, tabuleiro e setas) e uma biblioteca.
Um médico está permanentemente de prevenção, assim como uma enfermeira e um psicólogo. Vários hospitais holandeses - entre os mais sofisticados do mundo - ficam a poucos metros dos portões prisionais. Há ainda uma designada "sala de conforto", isolada do resto da área de visitas com as suas câmaras ubíquas, onde existe uma cama reservada para encontros conjugais, embora permaneça um segredo bem guardado se Milosevic alguma vez usou este espaço quando recebia a sua mulher, Mira.
A Milosevic foram concedidas instalações extra por insistir em ser o seu próprio advogado. Além da cela, tinha um escritório, a que só ele acedia, com fax, computador e Internet.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=03&d=15&uid=&id=68374&sid=7513

Comentário: Quem não deseja ser um criminoso de guerra, autor de genocídio e de crimes contra a humanidade? Quando vou de férias pago caro por hotéis com muito menor qualidade! Quando for a Haia já sei o que fazer para arranjar um bom alojamento… :)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XXXV)

Infeliz és tu, pois não tens qualquer tipo de capacidade de compreensão, e de democracia, lá que tenhas ideias ditatoriais eu aceito, cada um é como é, paciência, mas impor ideias à força e ainda para mais faltar ao respeito das pessoas, é sem duvida, muito, mas muito infeliz.

Lança, meu grande amigo, continua a expressar a tua opinião abertamente neste fórum, com ou sem razão tens direito, e ainda para mais és sem duvida uma das pessoas mais integras e educadas aqui presentes, ao contrario de outra, os teus amigo aqui presentes te apoiaram, nunca fazendo aquilo que outros fazem que é apunhalar os amigos pelas costas.

Quem se sente mal, que se mude, agora vir para aqui fazer-se de virgem ofendida e com exigências déspotas é demais.
(Estrela)

15.3.06

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XXXIV)

Em tempos falei em "virgens ofendidas" quando um caro consorte deste forum propôs a minha excomunhão, o que muito garboso me deixou, evidentemente, pois normalmente eu próprio não me atribuo assim tanta importância!
Como dizia alguém que não vou identificar, para não trazer nenhuma carga ideológica, "a história repete-se"...

Estando desta vez de fora da contenda, não posso deixar de recordar as palavras de apoio que então dirigiu ao forum o caro amigo Rui, Lança entre os amigos, independentemente da opinião de cada um, nessa igualmente memorável discussão (então acerca do motim do 25 de Abril - lá estou eu!).
Conhecendo as duas personagens como conheço, Ricardo (que não vejo há anos) e Lança, acredito que o primeiro reconsidere a sua infeliz tirada e que o segundo continue a dizer das suas, que por vezes não lembram ao Diabo, mas ao Diabo verdadeiro, o Belzebu em pele incandescente - tal como eu faço, aliás.

Afinal, que seria deste forum se todos opinassem de acordo com a retórica formatada da opinião publicada que invade o nosso quotidiano?

Quem já não teve a tentação de pensar, ao ser abordado por algum nómada de vestimenta preta nauseabunda, saído de uma roullote ou de uma barraca, proferindo sons semelhantes a palavras de um português macarrónico, temendo o momento em que a navalha enferrujada sai do bolso furado da inditosa indumentária para nos atemorizar a troco da nossa carteira, como teria calhado bem se o semi-bigodado Hitler tivesse pago a conta do gás?

Eu já pensei em tal coisa escabrosa, confesso, mas convenci-me da sua inutilidade, por razões que me escuso aqui a dizer.

Mantenham o sal e a pimenta deste virtual areópago!
(Faber)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XXXIII)

É pá,
Alto e pára o Baile!
Criticar o Buche, dizer que o "americano gosta sempre de uma guerrinha e de uns mortositos", etc., ainda vá que não vá.
Agora, dizer do Fernando "tu gostas de te embebedar", é demais!
Lança, a calúnia gratuita e acintosa não vale!
Fernando, estou contigo na tua luta. A qualquer momento vamos todos beber um copo!

Quanto ao assunto em apreço, só me lembra aqueles que dizem que os Ferraris não prestam porque fazem muito barulho e violam a lei do Ruído e que, portanto, os novos Honda Civic é que são bons (buuuuuuuuuuuuuu, choc choc choc, zaaaaaaaaiiiiiiiretététété´te... - grande anúncio!).
Folgo em saber que estamos todos bem habituados, que por vezes já nem temos a noção do que custou a democracia ao mundo ocidental, a que preço chegámos onde chegámos e, em consequência, quais as ameaças à sua subsistência.
Como disse em tempos neste forum, só espero que um dia não tenhamos de voltar a estender a mão aos maricanos e pedir-lhes que mandem auxílio...

Para terminar, cito duas canções tugas do meu imaginário infantil (por falar nisso, onde é que pus isso?):
"Os meninos à volta da fogueira/ Vão saber coisas de sonho e de verdade/ Vão saber como se ama uma bandeira/ Vão saber o que custou a liberdade...".
"A democracia é o pior sistema com excepção de todos os outros"...

Abraços
(Faber)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XXXI)

caro fernando,
gostaria que me retirasses desta mailing list de imediato. nao posso continuar a fazer parte de uma lista de distribuicao onde comentarios e pensamentos infelizes e perigosos populam. esse tal de rui silva deveria ter ido com o milosevic de chaperone; pode ser que lhe caissem umas migalhas de crueldade e lhe iluminassem o espirito. Ou sai esse infeliz ou saio eu de imediato.
atenciosamente,
(Ricardo Magalhães)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XXX)

Podes partilhar tudo o que te vem à cabeça, liberdade de expressão é isso mesmo, mas toma cuidado com os judeus ortodoxos radicais que andam por aí…! Isto o mundo está cheio de fanáticos com uma falta de humor incrível! :)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XXIX)

Agora vou ser mesmo muito, muito, muito mau…

O Hitler era um visionário. Ele sabia o que estava a fazer quando queria dar cabo dos judeus. Se ele tivesse conseguido o que queria não existia Israel e só aí poupávamos uma carrada de problemas! Ahahahahahahah!
Portanto, mais uma vez, a culpa é dos EUA! Ahahahahahah!

Já sabes como sou Fernando, gosto de partilhar tudo o que me passa pela cabeça. :)
(Lança)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XXVII)

O facto de eu dizer que a democracia ateniense era pura não quer dizer que eu seja um adepto da mesma. Muito pelo contrário. Eu aliás sou contra a maior parte das coisas puras. O Hitler é que gostava de coisas puras, e toda a gente sabe o tipo de besta que esse homem era. Só chamei pura pela semasiologia original – demo+kratia = poder do povo. A democracia directa é a pura, nesse ponto de vista. E a representativa – a nossa, aquela a que chamei moderna – é, semanticamente, a “impura”.

Quanto ao resto da tua argumentação, parece-me que foste um pouco desonesto – intelectualmente, como está na moda dizer... :) Repara que eu falo da democracia ateniense pura, e tu atacas-me como machista porque, de facto, e como eu dizia, só os cidadãos podiam governar. Eu utilizei a palavra “cidadãos”, na altura, propositadamente, como deves ter reparado. Eu sei muito bem que não eram considerados “cidadãos” todos os cidadãos… De facto, como dizes, e muito bem, as mulheres, escravos e jovens (e, acrescento eu, os camponeses – rurais e iletrados – e os cidadãos estrangeiros residentes) não podiam votar. Só o podia fazer os “homens brancos”. No entanto o meu ponto não era esse, e pensava que tinha ficado claro na minha dialéctica argumentativa… :) Queria apenas falar da origem da demo kratia, não queria defendê-la como ideal; apenas como pura, o que é drasticamente diferente.

Quanto ao "banho ao cão": os EUA, em 2 séculos, passaram de país inexistente, surgindo da “escória” (como o Zema disse e muito bem) da Europa, para se tornar na maior potência mundial. Isto é aproveitar bem, ou não, a democracia?...

Abraço.

PS: Este é o 28º post acerca deste assunto. É a maior quantidade de respostas e contra-respostas desde o início do Fórum! Finalmente, o Milosevic fez alguma coisa de boa por este mundo… :)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XXVI)

Parece-me que estás baralhado! É imperioso a destrinça entre democracia directa e democracia representativa! A primeira impossível de levar avante devido ao elevado número de cidadãos de cada país. Aliás, a democracia representativa, não é mais do que a evolução natural da democracia directa. Por outro lado, muito me admira, seres um fervoroso adepto da democracia ateniense. Com efeito, eram poucoso os que tinham o estatuto de cidadãos.Mulheres, escravos e jovens não se encontravam na condição supracitada! Mulheres deste Forum insurjam-se contra este machista encapotado! Quanto à frase da tua autoria, "!De facto, não foram os americanos que descobriram a democracia. Mas foram os que, até à data, melhor a souberam aproveitar…": VAI DAR BANHO AO CÃO!
(Picá)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XXV)

"Se os iraquianos gostam de se matar uns aos outros obviamente que se deve interferir.
Não é só o nosso quintal que interessa."
Não podia estar mais de acordo. Aliás essa é a política que tem sido seguida pelos sucessivos governos norte americanos...no Darfur, no Ruanda...

Estabeleceram a paz no Chile em 1973, depois de derrubarem um ditador como Allende, nunca apoiaram a ditadura do Trujillo na R.Dominicana, na Argentina...
(Picá)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XXIV)

Claudia, não esperava outra coisa de ti, a melhor explicação para toda a merda que acontece neste mundo – Nós – o animal mais estúpido à face da terra.

Excelente!

Beijão!
EAM!

PS: Fernando e José, não se vão deixar ficar, mesmo com a melhor explicação para isto tudo pois não? Ahhahaha!
(Lança)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XXIII)

Claro! Nós gostamos que intervenhas! Aliás, eu até gostava que houve mais gente a discutir isto.

Ahaha! José, pela tua descrição, legalmente, deverá ser difícil provar que foi homicídio voluntário. Será mais homicídio involuntário ou…não sei termos técnicos, mas talvez por negligência. :)
Nós dávamos armas, mas eles é que as usavam.

Vou ser mau. Mas eu chamo a este tipo de justificações, matar por desporto. Tu não matas com este tipo de desculpas, certo? Portanto, se eles se matam por estas razões, então é por desporto. É o que eu acho.
Sadam percebeu isso. E percebeu que para aquilo entrar na linha tinha que dizimar uns quantos (não é isso que o Bush faz?), portanto, não faz dele uma boa pessoa. Não. Acho que é uma boa razão para matarem-no. Ou seja, exactamente o fim que o Bush devia ter.

A Coreia é um assunto delicado. É governada por um lunático. E aí não se brinca tanto. Não por falta de interesse, mas porque se houver um avanço dos EUA o nosso amigo coreano (que devia ser assassinado JÁ) mandava o nosso mundo pelos ares. E Bush não é assim tão burro. Ou melhor, as pessoas que o aconselham não são tão burras. :)

Concordo contigo. Devemos interferir.
MAS, devemos interferir tentando perceber o porquê da situação, quais os interesses envolvidos, e qual a melhor maneira para agir. Exactamente o segredo do sucesso de Durão Barroso como ministro. (não agiu da mesma maneira relativamente ao Iraque)
E não passar logo à Guerra, à boa maneira americana.

Eu não digo que sejam todos os americanos ou ingleses ou o que quer que sejam.
Mas eles escolheram este presidente. Ninguém os obrigou. Aliás até reforçaram a sua confiança nele nestas ultimas eleições. Portanto, sim, sou obrigado a exagerar, e a enfia-los no mesmo saco.
E sim, tens razão relativamente a Durão Barroso. A culpa é dos portugueses. Ele nunca escondeu a paixão pelos americanos. Aí dou o braço a torcer.

Espero que continues a sentir-te obrigado a responder. :)

Abraço!
(Lança)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XXII)

conclusão: Somos todos humanos e como tal - somos todos o pior animal da face da terra!!!!! só fazemos merda atrás de merda e passamos a vida a queixarmo-nos.

E isto vê-se em todo o lado e por todo o mundo, são poucos os que realmente se esforçam para ajudar e resolver os problemas. Quantos de voçês já se fartaram de dizer mal de Portugal e dizer que Espanha é que é bom? E quantos de voçês já fizeram alguma coisa para mudar isso? (para além de querer emigrar para Espanha :) )

Quantos de voçês já foram mal atendidos em algum lado? E quantos de voçês reclamaram esse mal atendimento no momento e lutaram por melhorias? Pois é..........assim nem este nem outro país podem desenvolver.

Hoje é o dia do Consumidor - reclamem, manifestem-se, mas façam algo para melhorar o nosso país, continente, mundo.........Portugueses, americanos ou chineses.......

E tenho dito!!!!!!!!! :) :)

(Claudia)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XXI)

Lá me estão a obrigar a intervir novamente...

Deixar o país entregue a ninguém sabendo perfeitamente que ia acabar numa luta fratícida é homicídio involuntário?
Vender armas para Angola, apoiar um Grupo guerrilheiro com dinheiro e dar-lhes guarida e apoio politíco em Portugal, deixar armas em angola e trazer marfim (quando os aviões não caíam) é homicidio involuntário?

Os Iraquianos agora matam-se por razões religiosas e étnicas. O Iraque é um país de fronteiras impostas aos habitantes e por isso tão problemático. Os americanos não têm a culpa principal. No fim da 1ª Guerra do Iraque houve o mesmo problema mas como Saddam impunha a sua lei foram dizimadas vilas e cidades no norte e sul do Iraque.
Como se resolveu?
Zonas de exclusão aérea a norte e sul impostas pelo CS das NU. Quem assegurou? Os Americanos. Esses malditos

Actualmente existem duas correias, não existem? Será que os Sul Coreanos têm um sentimento assim tão anti-americanos como na Europa? Acho que haverá os que gostam e os que não gostam... e os Norte Coreanos? Será que esses podem ter sentimentos? Será que esses sabem que o mundo não é só a Correia do Norte? Será que eles sabem que há locais no mundo onde se come? Mas os Americanos também devem ter alguma fisgada... Na Correia do Norte deve haver petroléo e só os americanos é que sabem e não contam a ninguém? Que sacanas!!!

Se os iraquianos gostam de se matar uns aos outros obviamente que se deve interferir.
Não é só o nosso quintal que interessa.
Se eu vir alguém ser morto na rua obviamente que devo interferir.
Se eu vir uma senhora tropeçar e partir o salto do sapato obviamente que devo interferir.
Sempre que eu possa servir de ajuda a outro, devo interferir.
A isto se chama viver em sociedade. Somos uma sociedade que vale mais pelo seu todo do que enquanto um conjunto de individuos.
Se algum dia chegarmos ao cada um por si, a humanidade está condenada enquanto civilização

Afinal nós os portugueses nem somos assim tão maus, os americanos (todos) são o mal do mundo, os ingleses (todos) também porque vão atrás dos americanos mas nós não... a culpa é do Durrão Barroso.

Aliás, o mundo estaria muito melhor se não fosse o papel importantissímo e fundamental que Durrão Barroso ( e não Portugal!) teve no desenrolar dos acontecimentos.
(Zema)

RE: Nova bandeira da Venezuela divide a nação (I)

Para continuar a minha linha de pensamento habitual…quando é que assassinam este gajo? :)
(Lança)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XX)

LOL!
És um brincalhão! :)
Mas o típico do português não é dizer que errámos, é dizer “não fomos nós! Os pretos é que andavam a matar-se! Nós até tentámos ajudá-los!”:)

Mas insisto:

Não sou anti-americano.

Os americanos estão na base de muitos dos conflitos que existem neste momento.

E para finalizar, se os iraquianos (tal como muitos outros povos) têm por desporto matarem-se uns aos outros, mas são felizes assim, acho que o ocidente não deve interferir! :)
Mas neste momento matam-se porque houve interferência dos estados unidos (e de alguns países sem personalidade, como Inglaterra e…Durão Barroso:) )

Abraços!
(Lança)

14.3.06

Nova bandeira da Venezuela divide a nação

O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, apresentou uma nova e polémica bandeira nacional, com alterações no símbolo, cujo design tem 200 anos, incluindo a adição de uma oitava estrela, em honra da província de Guayana, e uma rotação no cavalo branco do brasão de armas, que agora olha para a esquerda. A oposição denunciou as mudanças como "ilegítimas" por não terem sido objecto de consulta antecipada.

In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=03&d=14&uid=&id=68187&sid=7496

Comentário: De facto o líder da Venezuela quer ficar mesmo na história do seu país, de todas as formas, nem que seja pelas piores razões – como tem sido o caso. Agora decidiu alterar a bandeira nacional, símbolo do país há 200 anos. Quer que o cavalinho olhe para a esquerda. É compreensível. Chávez no seu melhor.

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XIX)

Como sabes, a democracia directa original teve a sua origem na Grécia (por volta do ano 500 A.C.). Mas não me parece que esse tipo fosse possível hoje em dia, já que os problemas da polis eram resolvidos por todos os seus cidadãos. Todos eles eram políticos, e todos participavam na governança da cidade. Isso será a democracia pura, ideal, o poder no povo. O que nós temos é uma espécie de oligarquia. Temos o poder de escolher um dado grupo de pessoas para nos governar, e estes oligarcas tratam, durante 4 anos, da governança por nós. No final, novos votos, e novos oligarcas. É a democracia possível…

De facto, não foram os americanos que descobriram a democracia. Mas foram os que, até à data, melhor a souberam aproveitar…

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XVIII)

Ah! Democracia moderna. Não fales como se os americanos tivessem descoberto a democracia.
(Marco)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XVII)

Só dois apartes:

Porque é que os iraquianos se matam uns aos outros e antes não?
Algumas questões: Não te lembras do regime do Saddam Hussein? Não te lembras dos massacres sobre os curdos, com armas químicas e biológicas que mataram milhares de pessoas? Não te lembras das mortes dos activistas anti-regime? Não te recordas das tentativas dos sunitas de subjugar, eliminando, curdos e xiitas? Achas mesmo que foi só depois da 2ª guerra do Iraque que os iraquianos se começaram a matar uns aos outros?...

Eu acho que há diferença entre homicídio involuntário (nosso em África) e homicídio voluntário (O que os estados unidos fazem todos os dias).
Esta frase é natural, vinda de um português! :) Quando somos nós a matar, foi sem querer, quando são os outros, é por puro ódio, por maldade… nós somos os bonzinhos que errámos uma vez na vida, os outros são eternamente carrascos…

E termino pelo teu início:

Eu não sou anti-americano.
Pudera se fosses! LOL :)

Abraços

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XVI)

Só uns apontamentos.

Eu não sou anti-americano.
Agradeço o facto de terem vindo ajudar a Europa quando estávamos a precisar. Mas garanto-te, se o Hitler estivesse interessado em fazer acordos com os americanos, aí, meus amigos, ainda estaríamos debaixo da alçada dos nazis.
Em todo o caso, até tenho inveja de muito do que os americanos são. Acho que devíamos ser como eles em algumas coisas.
Mas há muitas outras nas quais os abomino.

E entre essas coisas está o facto de eles estarem na origem da maior parte dos conflitos que existem neste momento.
Dizes:” Morrem actualmente mais civis com os atentados iraquianos contra iraquianos que durante a invasão... Mas isso são danos colaterais “. E eu pergunto: Porque é que os iraquianos se matam uns aos outros e antes não?

Repara bem que eles deram apoio ao Sadam, ao Bin laden, etc…
Com isto não me esqueço do que fizemos em África. Aliás, acho que o que acontece em Angola por exemplo, é culpa nossa. Assumo. Mas não é por termos feito asneiras, que vamos apoiar quem faz asneiras também!
E o pior é que nós deixámos Angola, Moçambique, etc, no estado em que estão por burrice e não por interesses económicos! Se fosse por isso não teríamos deixado o petróleo e os diamantes de Angola!
Eu acho que há diferença entre homicídio involuntário (nosso em África) e homicídio voluntário (O que os estados unidos fazem todos os dias).
Mais! Nós fizemos (passado) e tentamos neste momento (mal diga-se de passagem) corrigir isso. Estes grandes, fazem actualmente e sem qualquer remorso!

E sim, acho que por eles serem maiores deviam ter outras responsabilidades.
(Lança)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XV)

Só uns apontamentos.

Eu não sou anti-americano.
Agradeço o facto de terem vindo ajudar a Europa quando estávamos a precisar. Mas garanto-te, se o Hitler estivesse interessado em fazer acordos com os americanos, aí, meus amigos, ainda estaríamos debaixo da alçada dos nazis.
Em todo o caso, até tenho inveja de muito do que os americanos são. Acho que devíamos ser como eles em algumas coisas.
Mas há muitas outras nas quais os abomino.

E entre essas coisas está o facto de eles estarem na origem da maior parte dos conflitos que existem neste momento.
Dizes:” Morrem actualmente mais civis com os atentados iraquianos contra iraquianos que durante a invasão... Mas isso são danos colaterais “. E eu pergunto: Porque é que os iraquianos se matam uns aos outros e antes não?

Repara bem que eles deram apoio ao Sadam, ao Bin laden, etc…
Com isto não me esqueço do que fizemos em África. Aliás, acho que o que acontece em Angola por exemplo, é culpa nossa. Assumo. Mas não é por termos feito asneiras, que vamos apoiar quem faz asneiras também!
E o pior é que nós deixámos Angola, Moçambique, etc, no estado em que estão por burrice e não por interesses económicos! Se fosse por isso não teríamos deixado o petróleo e os diamantes de Angola!
Eu acho que há diferença entre homicídio involuntário (nosso em África) e homicídio voluntário (O que os estados unidos fazem todos os dias).
Mais! Nós fizemos (passado) e tentamos neste momento (mal diga-se de passagem) corrigir isso. Estes grandes, fazem actualmente e sem qualquer remorso!

E sim, acho que por eles serem maiores deviam ter outras responsabilidades.
(Lança)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XIV)

A Sociedade mais hipócrita que conheço é a Europeia.

Cheios de salamaleques, sempre muito anti-americanos, muito puritanos a defender os coitadinhos dos outros contra o grande imperialista do mundo mas ao mesmo tempo agarrados às saias do Grande Ditador pois sabemos que o Ditador é o garante da Segurança mundial.
É dar uma no cravo e outra na ferradura.
Não Gosto do Bush nem do actual American Way of Life.
Foi um país que foi contruído com a "escória" da Europa e conseguiu chegar ao País mais poderoso do mundo. Por isso, e por muito mais, tiro-lhes o chapéu.
Foi um país que nunca negou ajuda à Europa. Foi quem decidiu o destino da Humanidade nos anos 40 ao envolver-se na 2ª guerra.
Também nessa altura houve aqueles que criticaram o intervencionismo Americano.
Mas dos fracos não reza a história.
As guerras são sempre más. Mas por vezes não fazer um Guerra pode ser ainda pior. Se na 1ª Guerra do Golfo as tropas da Coligação tivessem entrado em Bagdad ter-se-ia chegado a este ponto?

Quando os Europeus andavam sentados em mesas ovais a discutir a politica internacional, sem resultados prácticos foram os EEUU via NATO que decidiram intervir nos balcãs.
Os Europeus não sujam as mãos mas vão logo a correu com elas esticadas.

Diz-se que o BUSH matou milhões.
Que milhões?
Quantos mortos existiram na 2ª Guerra do Golfo durante a invasão?
Morrem actualmente mais civis com os atentados iraquianos contra iraquianos que durante a invasão... Mas isso são danos colaterais. E já não é tão mediático nem assunto para os foruns de discussão neste nosso mudo ocidental

Há uma cultura europeia de sermos coniventes com tudo o que é anti americano... é giro, fica bem e é socialmente aceite devido à grande influência que alguns articulistas da esquerda de influência francófona têm nos meios de comunicação portuguesa.

Depois temos o péssimo habito de saber ver os defeitos nos outros mas quando somos iguais já é diferente... O papel que Portugal teve na Guerra de Angola foi assim tão diferente dos que os que os Estados Unidos, FRança, Inglaterra, Rússia, China fazem no actual contexto internacional?

É por sermos pequenos que o podemos fazer e eles que são grandes já não podem?
(Zema)

O caçador e a presa

Ao lançar a OPA sobre o BPI, sem avisos, nem luvas brancas, Paulo Teixeira Pinto rompeu com o ambiente de cerimónia que existe entre os banqueiros portugueses. Do lado oposto está outro desafiador: Fernando Ulrich. O BPI detém seis por cento do BCP, o que foi sempre considerado "uma ameaça" por Jardim Gonçalves. Solicitado pelo fundador do BCP a "largar" a posição, Ulrich recusou, respondendo que era um "bom investimento"
Com apenas 45 anos, Paulo Teixeira Pinto celebra hoje um ano à frente do BCP, substituindo o banqueiro carismático Jorge Jardim Gonçalves, 25 anos mais velho. Um dia depois de lançar uma "bomba atómica" sobre o mercado português, pouco habituado a iniciativas "ousadas" e não solicitadas. Teixeira Pinto veio anunciar uma oferta pública de aquisição (hostil) sobre o BPI. Uma iniciativa que a todos surpreendeu, mas que revela a sua marca.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=03&d=14&uid=&id=68121&sid=7489

Comentário:Eppur si mueve”, disse Galileu acerca do movimento da Terra à volta do Sol, e penso que esta é uma boa expressão para o nosso mercado, nos últimos tempos. Afinal, o mercado português move-se mesmo… Depois da OPA lançada pela Sonae sobre a PT, chega agora mais uma “bomba”: a OPA (considerada também hostil) do BCP sobre o BPI. Paulo Teixeira Pinto, o novo líder do BCP, esteve bastante discreto durante o seu primeiro ano de mandato, mas penso que agora está a começar a querer deixar a sua marca, fazendo uma oferta muito atractiva para os accionistas do BPI.
Surge assim a possibilidade de Portugal ficar com um grande banco capaz de competir a nível internacional. O BCP (maior banco privado português), depois de adquirir o BPA, o Mello e o Sotto Mayor, tenta agora aglomerar o BPI (terceiro maior banco privado, que havia absorvido o BFE, BFA e BBI). A junção de um banco virado para o retalho com um banco mais virado para o investimento pode, de facto, criar um grupo com um elevado valor acrescentado. Vamos ver como vai reagir o mercado.

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XIII)

O anti-semita Tudjman não é também flor que se cheire, mas considero que o Milosevic teve maiores responsabilidades no conflito, por ser líder do país mais poderoso daquela região, e por ser um déspota mais tresloucado. Mas nestes conflitos as culpas são sempre repartidas, e de facto todos deviam responder pelos seus crimes e pelas suas responsabilidades…

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XII)

O Tudjman tmbém deveria estar no cárcere, mas esse estava com os bons! Não há pachorra para o cinismo nas Relações Internacionais!
(Picá)

13.3.06

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XI)

Sim, estou. A Democracia moderna (tal como a conhecemos hoje) vem dos tempos dos pais fundadores dos EUA. A primeira Constituição é a americana, e data de 1787, e desde aí os EUA elegem os seus líderes através de eleições. Abraham Lincoln, um dos Presidentes, tem uma bela definição da democracia (lido no discurso de Gettysburg, em plena Guerra Civil): “o Governo do Povo, para o Povo, pelo Povo”.

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (X)

Fernando, estás a referir-te à democracia americana como a mais antiga do mundo?(Marco)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (IX)

Aconselho-vos a irem ver o filme "Syrana", podem ficar com melhor ideia da influencia dos americanos na guerra do Petroleo!!
(Cláudia)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (VIII)

Mas de onde veio Sadam?
Os Estados Unidos estão na base de muitos dos tiranos deste mundo.
Sinceramente não me lembro de coisas realmente graves que estejam a acontecer que não tenham origem nos estados unidos, e mais propriamente, na política levada por Bush.

E já que queriam corrigir um mal, deviam-no ter tentado resolver pela via diplomática, e não por guerra.

É o mundo em que vivemos.

Só te sei dizer uma coisa com certeza.
É muito bom ser Português!
Viva Portugal!

Abraço forte!
(Lança)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (VII)

Não, não acho que guerras que “existem pelo petróleo e para rodar stock de armamento” sejam legítimas e necessárias. Muito pelo contrário. Mas quando o objectivo é eliminar déspotas perigosos, pessoas abjectas que possam estar em condições de criar armas de destruição massiva ou armas nucleares, ditadores que apoiam grupos terroristas e que têm o objectivo de acabar com o Ocidente e dominar o Mundo, aí acho que devemos actuar. Foi com base na ideia de acabar com o Saddam – terrível tirano e assassino responsável por milhares de mortes, tentativas de genocídio, etc., importa sublinhar – que apoiei a invasão do Iraque, embora tenha de reconhecer que muita coisa correu – e continua a correr – pessimamente. A começar pelos argumentos iniciais falsos, que são indesculpáveis. Fui enganado, como quase todo o Mundo, com a argumentação das armas de destruição maciça. Mas há coisas positivas: o Saddam Hussein está a ser julgado, no Iraque já houve eleições democráticas, já há uma Constituição, e finalmente parece começar a aparecer uma sociedade civil. O perigo de guerra civil é intenso, mas penso que também vale a pena sublinhar o positivo, enquanto se ataca – e procura resolver – tudo o que de negativo tem sucedido.

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (VI)

Achas então que as guerras que existem pelo petróleo e para rodar stock de armamento, são guerras legítimas e necessárias?
Achas que ter acabado com países inteiros com falsos pretextos, quando todos nós sabemos quais as reais razões, é perfeitamente correcto?
Achas que a bombas que atiram para cima daquela gente é para as salvar?

Não. É porque há petróleo, e esses países não estão para o partilhar.
É simplesmente isso.

Porque enquanto o amigo Sadam esteve do lado dos americanos com acordos relativos a petróleo, aí era um gajo porreiro, sério, integro. Depois quando se baldou aos acordos, sem que as pessoas percebessem porquê, transformou-se em tirano, malfeitor, ditador, etc.

Coitados dos americanos, todos os traem. Eles, que são verdadeiros amigos!!! J

Abraço forte!
(Lança)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (V)

Suspeito acho que já se poderá considerar...difícil vai ser provar...
(Estrela)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (IV)

Será que não se pode dizer das constantes guerrinhas do bush: “Centenas de milhares de mortos, milhões de refugiados, milhares de milhões de euros em prejuízos, dezenas de cidades destruídas, limpeza étnica, genocídio”?

Não.

E quanto ao resto, estou em completo desacordo contigo, Lança. Quem nos dera a nós, portugueses, termos oposições – incluo as políticas e as mediáticas, ligadas à imprensa e opinião pública em geral – como a americana. É essa, aliás, a força da mais antiga democracia do mundo…

Abraço,

Fernando

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (III)

Grosseiro?
Fernando, estamos a falar de um senhor que mata por desporto! O interesse é o petróleo e ajudar os amigos que têm empresas de armamento!
Este senhor mata milhares, ou melhor, milhões!!
Realmente tens razão. Os opositores não são mortos. Mas não por falta de vontade, mas por incompetência! Achas que não matava o Bin laden se pudesse? E o Sadam? Ou o Presidente de Portugal (caso tivéssemos petróleo)?
E tu dizes, “não, os opositores partidários”, e eu digo-te que americanos opositores não são oposição nenhuma.
No fundo, o americano gosta sempre de uma guerrinha e de uns mortositos. É simples, tu gostas de te embebedar. O americano gosta de sair à rua com uma pistolazita e matar uns quantos. J

Será que não se pode dizer das constantes guerrinhas do bush: “Centenas de milhares de mortos, milhões de refugiados, milhares de milhões de euros em prejuízos, dezenas de cidades destruídas, limpeza étnica, genocídio”?

Pensa nisso. ;)

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (II)

Posso não gostar do Bush, se fosse americano não teria votado nele – como afirmei na altura – mas comparar Bush com Milosevic é grosseiro e grave. Além de ser Presidente de um país democrático e livre, Bush não é suspeito de genocídio nem de crimes de guerra. Bush não executa sumariamente opositores.

O mais grave nestas comparações não é a ofensa ao Presidente dos EUA em si. Para mim o grave é que isso menoriza, implicitamente, os crimes sanguinários provocados por um ditador cruel. Remeto aqui as palavras do Presidente da Croácia, para se perceber quem foi Milosevic: “Centenas de milhares de mortos, milhões de refugiados, milhares de milhões de euros em prejuízos, dezenas de cidades destruídas, limpeza étnica, genocídio: tudo consequências das políticas de Milosevic”.

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (I)

Era porreiro que o Bush fosse pelo mesmo caminho…
(Lança)

Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento

O antigo Presidente da Jugoslávia, Slobodan Milosevic, 64 anos, indiciado por genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade pelo Tribunal Internacional para a ex-Jugoslávia (TPIJ) e em julgamento desde Fevereiro de 2002, foi ontem encontrado morto na sua cela na prisão da Scheveningen, nos arredores de Haia.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=03&d=12&uid=&id=67838&sid=7456

Comentário: Aí está o exemplo de uma pessoa que morreu tarde demais. Cruel, mas sinceramente, considero que este homem – perdão, esta besta – devia ter morrido à nascença. Assim se evitaria o sofrimento e a morte de várias centenas de milhares de pessoas. Responsável por limpezas étnicas, por inúmeras execuções sumárias, metendo ainda uma série de campos de concentração pelo meio, Slobodan Milosevic foi um dos maiores e mais perigosos ditadores do século XX. Freitas do Amaral diz, num seu outro apontamento infeliz, que “a morte de uma pessoa é sempre um choque para qualquer ser humano”, referindo-se a "Slobo". Para mim não foi um choque. Segundo o nosso Ministro dos Negócios Estrangeiros, não serei um ser humano…

8.3.06

Listas eleitorais que não cumpram paridade não serão aceites pelos tribunais

O projecto é entregue hoje na Mesa da Assembleia e debatido no dia 22 de Março. O objectivo é aproximar o Parlamento português de uma composição em que o número de mulheres e homens seja equivalente. O PS, assim como o BE, que anunciou os projectos depois dos socialistas, propõem um objectivo de 33,3 por cento. Por São José Almeida
O projecto de lei do PS que introduz na lei a obrigatoriedade de as listas eleitorais terem um limite mínimo de representação por sexos de 33,3 por cento é hoje entregue pelo PS na Mesa da Assembleia da República, assinalando o Dia Internacional da Mulher. A discussão parlamentar deste projecto está prevista, pela direcção do grupo parlamentar, para dia 22 de Março, estando já reservado o agendamento do plenário pelos socialistas.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=03&d=08&uid=&id=67131&sid=7384

Comentário: Sou totalmente contra qualquer tipo de quotas para o acesso a qualquer lugar, seja público ou privado, seja profissional ou académico, seja por isto ou por aquilo. Atribuir quotas é um atestado de menoridade. É assumir que tudo está mal, e que a sociedade não consegue resolver. Além de menoridade da minoria, é menoridade da sociedade. Por isso, até compreendo quem propõe estas soluções. Mas continuo a ser contra. Penso que as mulheres começam, finalmente e felizmente, a aparecer no lugar que merecem. Já são maioritárias nas universidades, e aparecem cada vez mais nos lugares de topo de gestão. É importante que sejam admiradas e estimuladas, e isso não se consegue com quotas. Pelo contrário. As quotas são contraproducentes. Indicam que as mulheres estão naqueles locais, apenas porque era imposto um número mínimo de mulheres. E não porque estão lá por mérito próprio. São as quotas e o Dia Internacional da Mulher. Se o Mundo fosse recto, não existia este Dia, assim como não existe o Dia Internacional do Homem (ou do Macho). O mundo ainda é machista. E as quotas e os Dias Internacionais apenas nos vêm lembrar esta triste realidade.

6.3.06

Sócrates procura inspiração no modelo finlandês

Há cinquenta anos, era pobre e dependente. Hoje, é uma das economias mais competitivas do mundo, mantendo níveis altos de protecção social. O segredo parece ser I&D e investimento em educação
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=03&d=06&uid=&id=66921&sid=7359

Comentário: Será que a “inspiração” no modelo finlandês dará resultados em Portugal? Será que basta investir em I&D, e gastar mais dinheiro em educação? Sem dúvida que é importante o investimento em investigação e desenvolvimento, que na Finlândia já vai em 3,4% do PIB (já em educação não será uma questão de investir mais – Portugal é dos países europeus que maior percentagem do PIB atribui à educação – mas sim investir melhor), mas não me parece que o modelo finlandês seja imitável. Infelizmente. Razões? Várias, mas destaco algumas: 1) Portugal tem um clima temperado, cheio de praias maravilhosas para curtir no Verão, e vários sítios fantásticos para passar o resto do ano. Na Finlândia é frio e neve. Há que trabalhar para aquecer; 2) Os portugueses têm excelente comida, e por isso fazem belos almoços, normalmente bem regados, com o decréscimo de produtividade que isso traz à tarde. Na Finlândia a comida é fraca; 3) Em Portugal, como em Espanha e na Grécia, gostamos de sair à noite até de manhã. Os finlandeses preferem deitar e acordar cedo; 4) Nós gostamos de tomar café várias vezes ao dia; adoramos aquelas pausas a meio da manhã, da tarde, etc. Os finlandeses, regra geral, bebem pouco café e raramente interrompem o trabalho (apesar de chegarem ao fim do dia – para eles às 16h, penso – e pararem tudo e só retomarem no dia seguinte). Falo tudo isto com alguma experiência própria, pois já trabalhei com alguns finlandeses. Quero com isto dizer que os portugueses são uns baldas e estamos perdidos? Não, nada disso. Mas não é a imitar modelos que avançamos. Podemos apostar em certas mais-valias já testadas noutros locais, mas não podemos copiar totalmente modelos de sociedades diferentes da nossa. Temos de adicionar a algumas boas ideias finlandesas a nossa maravilhosa criatividade e capacidade de improvisação – o célebre desenrascanço “tuga”! Está dada a receita. Agora vou fazer o meu intervalinho da tarde… :)

3.3.06

RE: Lisboa recebe mundial de vinhos (I)

mundial dos vinhos em lisboa?!....diz o artigo "Os vinhos são objecto de uma selecção criteriosa, profissional e independente." pena a escolha dos nossos politicos nao seguirem o exemplo dos vinhos. talvez devessemos ter um vinho como deputado ou presidente de camara ou talvez de institutos publicos - digo eu.
(Ricardo Magalhães)

2.3.06

Lisboa recebe mundial de vinhos

A 13ª edição do Concurso Mundial de Vinhos de Bruxelas decorrerá em Lisboa, no Pavilhão Atlântico do Parque das Nações, nos dias 21 a 23 de Abril. É a primeira vez que o concurso sai Bélgica, foi ontem anunciado numa conferência de imprensa, realizada nas instalações do Icep Portugal, em Lisboa.O concurso, informou a organização, "tem por objectivo reconhecer os vinhos de qualidade, essencialmente europeus, permitindo também a participação de vinhos produzidos no Novo Mundo, atribuindo prémios a três níveis". Durante os três dias do concurso, um júri de mais de 200 pessoas de 45 países, incluindo Portugal, com prestígio no sector dos vinhos, avaliará, em prova cega, ou seja, sem saberem o que estão a provar, a qualidade de umas 5000 amostras de vinhos e espirituosos. O júri é composto por jornalistas da especialidade, escanções e enólogos. Os vinhos são objecto de uma selecção criteriosa, profissional e independente.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=03&d=02&uid=&id=66107&sid=7278

Comentário: Aí está uma excelente oportunidade para Portugal promover os seus excelentes vinhos através do Mundo (é este aliás um dos objectivos da escolha de Lisboa como anfitriã este ano: http://www.concoursmondial.be/concours-mondial/wijn-nl/cmb_page.asp?pag_id=19&lng_id=PT). Cá vos espero para umas provas espirituosas… :)